Horário de Brasília

quarta-feira, março 29, 2006

COMPORTAMENTO - Adjetivos - os rótulos que a sociedade moderna criou

Por Gabriela Rocha


Após séculos caladas e sofrendo os mais diversos abusos, as mulheres se libertaram, queimaram seus sutiãs, e popularizaram a expressão machismo. Atitudes completamente normais e, até poucos antes, se tornaram crimes. E o adjetivo machista passou a ser associado a um comportamento opressivo, violento e altamente reprovável.
Em decorrência do machismo surgiu o feminismo. As mulheres, para vencerem essa disputa, tentaram inverter os papéis e levaram a tal extremo que estariam dispostas a assumir o papel de opressora.
Após décadas nesta batalha de “ismos”, estamos tentando deixar de lado a vontade de se sobrepor, percebendo que somos diferentes e que cada um tem seu papel na sociedade, podendo (em tese) viver em harmonia.
Como já esgotamos toda esta discussão sobre batalha dos sexos, atualmente, estamos nos “recategorizando dentro de nossas próprias categorias”. Antes, indivíduos do sexo masculino eram apenas homens. Hoje, são Metrosseuxuais, Übersexuais, Trogloditas...
Metrossexuais são aqueles que assumiram sua vaidade e delicadeza se tornando consumidores de produtos extremamente ligados ao feminino como esmaltes, maquiagens, produtos de cabelos e todos esses apetrechos que as mulheres sempre utilizaram.
Übersexuais são metrossexuais com um certo “freio”, apreciam marcas, fazem uso de tratamentos estéticos, mas sem perder a característica tão marcante do homem: a virilidade.
Os trogloditas se recusam a utilizar todas essas coisas e se comportam como os “machos originais” sem refinamento, vaidade ou como os próprios dizem frescuras.
Não contentes apenas com o gênero, categorizamos também as idades. O que antes era apenas infância e vida adulta ganhou a adolescência. Mais recentemente a pré-adolescência e (ontem) a adultescência.
Adolescente é aquele que está na fase de transição entre a “liberdade” infantil e as responsabilidades da vida adulta.
Os pré-adolescentes estão entre a fase da infância e da adolescência (?) lidando com um mundo que os encara como crianças enquanto eles querem se afirmar com as atitudes de adolescentes inconseqüentes.
E o mais novo e fenomenal termo: Adultescente. No qual o adulto, para a sociedade, ainda se recusa a aceitar os valores característicos (como sustentar a própria casa) e continuam ligados à áurea de experimentação adolescente.
E assim, continuamos a nos dividir, categorizar, classificar procurando uma forma de nos encontrarmos em uma sociedade tão complexa. Nos igualando aos números que ao invés de simplesmente naturais se tornaram irracionais, reais, complexos, imaginários. Representando, talvez, nossa grande vontade de por ordem no caos de idéias, conceitos e sentimentos que vivenciamos no mundo moderno
.

7 Comments:

  • Bem, hoje inauguramos mais uma coluna aqui no HORARIO DE BRASILIA... a coluna COMPORTAMENTO.
    Estreiada pela nossa colunista Gabriela Rocha (vulgo Gabi) rsrsr
    ESPERO QUE GOSTEM.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • RELACIONADO A MATERIA DENUNCIA DESSA SEMANA.

    U R G E N T E !!!

    Repassando o aviso abaixo:

    Amigos,
    Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse: *21*0211581172839# Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia. O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número se acionado é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone. A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante pra eles, começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso. Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa. O próprio policial pediu-me para divulgar.
    Inclusive se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois infelizmente o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.

    Não deixe de repassar esta mensagem.
    U R G E N T E !!! MAIS UM AVISO:
    NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR DESTE NÚMERO: (11) 9965.0000
    TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.
    REPASSEM ESTA MENSAGEM

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • Bacana Gab!Bem escrito!Parabéns!

    ps:errinho nessa frase "Os pré adolescentes.....

    Isso ai galera muito bom o trabalho de voces!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • ihhhh passou na revisão!
    obrigada por avisar fernando! Vou corrigir!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • amiiiga c tá demais...
    adoreeei o texto, já tô pensando em algumas categorias p mim: pré adultescente e semi-feminista, q tal? hahhaha
    ahhh vo ter q ter um ponto q me liga diretamente a vc p eu poder ir p trabalho e ficar te enchendo o saco de como escreve isso e aquilo
    qnd eu crescer quero ser igual vc!!!
    e jamais se esqueça, sempre coloca a amiguinha p dentro da balada hein ahhaha
    :**********

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • Pelamor...
    Tô ficando fã dos textos da Gabi.
    Gosto dos outros tb, mas os dela, acho de uma sacada muito boa!

    Parabéns aos "postantes".
    Sucesso e felicidade a todos.

    By Blogger ::fel::, at quinta-feira, 30 março, 2006  

  • Oi Gabriela!

    Achei bastante interessante sua abordagem. Conheci algumas definições que ainda não conhecia, como "adultescentes".
    Creio que precisa, só um pouquinho, de atenção com a pontuação e a concordância. (Plural). Vá em frente!
    Seu Carlos (CMI)

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 03 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home