Horário de Brasília

quinta-feira, março 23, 2006

ENTRETENIMENTO - A síndrome da trilha sonora

Por Gabriela Rocha


Final de tarde chuvosa, transito, vontade incontrolável de chegar logo ao destino e encontrar a pessoa amada. Tudo isso, ao som da antiga I wish you love, versão de uma música francesa, gravada pela inconfundível voz de Frank Sinatra em 1964.
Cena de um filme de romance?Não! Apenas uma pessoa, em uma rua qualquer, com seu Mp3 player tocando.
Símbolo da modernidade, fones brancos, visual futurista, um pequeno aparelho capaz de armazenar centenas de arquivos! A obra do visionário Steve Jobs elevou o nosso nível de relação com a música. Hoje, vivemos procurando a melodia que se encaixe com o momento e estado de espírito que vivenciamos, como ocorre no cinema em suas trilhas sonoras perfeitas.
E ela está ali, ao alcance de seus dedos! Para quem, é claro, possui um Ipod (o que praticamente se tornou sinônimo de Mp3 Player).Se formos pensar, atitude essa impraticável há alguns anos.
Os Walkmans que, alem do rádio, nos possibilitava ouvir fitas. Eram horas tentando gravar a seleção perfeita e depois mais algumas horas tentando localizar qualquer coisa naquele sistema complicado de adiantar e voltar o conteúdo da gravação.
Praticamente uma revolução foi o surgimento do Discman, diminuímos o tamanho dos aparelhos e carregávamos mais músicas naquelas caixinhas redondas cheias de divisórias, os Porta-Cds. Os mais modernos gravavam as quinze canções preferidas e exibiam orgulhosamente a coletânea.
Hoje, temos nossos pequenos aparelhinhos e mil músicas a disposição. Isso me faz pensar: O que teremos em dez anos? Listas inseridas em chips cerebrais?!?! Assustador!
Um comentário rápido: Nesse momento ouço I wish you love não na voz de Sinatra, mas, uma versão de Nancy Wilson para a trilha de Vanilla Sky. Minha preferida entre todas as regravações desta música. Olha que são muitas!


Foto: http://www.kurthalsey.com/index.html

13 Comments:

  • E como toda sindrome, deve-se descubrir o ponto em que esse costume deixa de ser saudavel...
    qual o limite...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • Humm tnha ser a meninas mais culta... Adoreii o texto!! mto bom mesmo!!! beiju day

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • gabi, ótimo texto. dinâmico e bem formulado. realmente, temos que pensar em como será daqui a uns tempos de a tecnologia continuar a evoluir [?] dessa maneira né. *: e parabéns!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • 100 acessos em menos de 24 horas... nao e por nada nao... eu odeio gente que se acha... mas e felicidade mesmo... no sentido mais puro e sofrido da palavra... obrigado a todos!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • é isso mesmo peu, assino em baixo!!!!
    nossas atitudes às vezes são questionadas, mas no fundo, além do entusiasmo de iniciantes, sabemos que podemos oferecer muito a todos que nos cercam, a quem precisa, aos estudantes como nós..... esse espaço é de todo mundo que quiser, um lugar essencialmente democrático! queremos sempre contribuir e que impere a livre expressão de idéias e pensamentos!!!!!!!!

    sócio....parceiro de primeiraaaa!!!! orgulho da sócia aqui!! ;)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • Querida Gabi,
    Estou muito orgulhosa de ler seu texto. Espero que você continue escrevendo e aprimorando, cada vez mais, a arte da escrita.
    Beijinhos
    Tarciana (mãe curuja)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 23 março, 2006  

  • por onde começarei o meu reles comentário?
    primeiro, steve jobs é apenas mais um mala sem alça que, assim como muitos outros no seu ramo, ficam ricos a custa dos outros! É a ironia do destino! afinal o mundo é dos espertos! Isso porque os burros deixam e o pior incentivam! MP3 é uma piada o que era liberdade é agora uma escravidão e quem está por trás disso agora nada em rios de dinheiro! Sem ter que trabalhar! Sustentamos vagabundos! como isso é possível!? É necessário que alguém diga algo! não é possível! e tanha dó! Frank sinatra, poxa vida... E para de ver matrix! isso tá te fazendo mal!

    Indignações e brincadeiras a parte!!! O que eu escrevi ali em cima é uma brincadeira e não tem nada a ver com seu texto, que inclusive está muito bom (e é verdade)!

    eu fico imaginando se vc conseguiu ler até o final... tanto é brincadeira que meu computador tem mais de 40GB de espaço ocupado por mp3 e pelo menos 25 dvd cheios deles... e se eu tivesse dinheiro eu comprava um ipod, mas... e frank sinatra é legal! eu gosto daquela música fly away, que inclusive é trilha sonora de um filme "Prenda-me se for capaz"!!!

    desculpa mas é que não teria graça se eu simplesmente elogiasse, onde estaria o humor? o que eu ganharia em dizer apenas que gostei! e aind'o mais vc nem provavelmente nem ia notar que eu passei por aqui!
    aaaaa! e pra completar deixo-te um desafio! descobrir quem eu sou! não vale mandar hacker invadirem o meu pc!!!
    eu te desafio Gabriela!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 24 março, 2006  

  • opa eu li palavras ali em cima como "democrático" e "liberdade de expressão!" isso parece o céu!!!
    ó deus estaria eu no céu?! onde meu comentário não será censurado!?

    só pra não te deixar de mãos vazias, procura na sua lista de 231 amigos! eu estou lá! em algum lugar, eu espero!

    eu tenho que admitir que essa onda de blogs é o máximo!

    p.s: quem dera que esse site fosse meu! é apenas uma fonte de inspirações! e que por acaso também é um blog!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 24 março, 2006  

  • critiqueiro, comentários são bem vindos sempre, não se preocupe! esse espaço é seu e faça dele bom proveito.... =D principalmente se for com bom humor e inteligência como vc fez!!!

    abraços e apareça

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 24 março, 2006  

  • Com perdão a referência ao meu orkut! Sim, as críticas são muito bem vindas!
    Afinal, estamos sim em um meio democrático! E eu acredito nisso!
    Quanto ao pequeno comentário sarcástico em um exercício de posição podemos brincar com as opiniões e chegar a um extremo de defender algo que não acreditamos 100% em favorecimento da opinião de um grupo.
    Como disse a carmen! Esteja a vontade por aqui!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 24 março, 2006  

  • Excelente! Esperava algo mais energico, mas sua réplica foi deveras polida e gentil com a minha pessoa! Agradeço a compreensão, a tolerância e o espírito esportivo! Juro que fiz tudo com a melhor das intenções e não há nenhum sarcasmo nisso.
    mas venha cá...
    Não lhe morde a curiosidade?

    até a vista!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 24 março, 2006  

  • Muito bons os textos aqui apresentados, assim como muito boa a idéia de montar um blogger dessa natureza; parabéns às pessoas que o fizeram, ganharam um leitor, e Gabi, gostei do texto, apesar de não gostar de Frank Sinatra e do começo "melaço" de açucar.

    Abraço

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 25 março, 2006  

  • evolução tcnológica e as música que é trilha no momento... isso é massa. eu posso dizer que se depender da tecnologia e dos designers, sim. em alguns anos teremos centenas de músicas em um chip cerebral, podendo ser escolhida a cor do chip, seu tamanho e forma.
    não sei se isso é bom ou ruim, mas se não causar nenhum problema, porque evitar?
    beijo, gabi! o/

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 25 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home