Horário de Brasília

segunda-feira, março 27, 2006

DENÚNCIA - O Novo Pânico Urbano

Por Suely Frota


Como se não bastasse nos agredir fisicamente, a onda agora é violentar o nosso psicológico!
Desde o ano passado, casos de trotes que ameaçam seqüestro-relâmpago têm acontecido constantemente. Investigações preliminarmente realizadas apontam que são ligações efetuadas dentro dos presídios do Rio de Janeiro (Bangu) e de Fortaleza. Os detentos utilizam-se dos mesmos argumentos para todas as vítimas. Na grande maioria as situações ocorrem a partir de telefonemas dados por pessoas que se identificam como sendo vinculadas ao Corpo de Bombeiros, noticiando que um familiar ou amigo sofreu um acidente no trânsito como uma forma de extrair da vitima os dados pessoais (nome, telefone e endereço) e quando por fim os tem em mãos, iniciam-se as ameaças.
Alegam estar com pessoas em cativeiro, amarrados correndo perigo de vida, e que se não for feito o pagamento da quantia por eles estipulada, a(o) refém morrerá. A quantia geralmente vai de mil a cinco mil reais, mas o que eles conseguem no máximo é mil reais em créditos no celular, sim ainda tem isso, se a pessoa não pagar em dinheiro eles pedem que seja pago em créditos no celular (geralmente clonados). Várias pessoas foram vitimas desse mesmo tipo de telefonema, mas este não é o único!
Essa mesma história aconteceu semana passada envolvendo minha família. No entanto a pessoa em questão teve a iniciativa de entrar em contato, através do celular, como a suposta refém. Imagine os casos em que, pessoas nessa mesma situação, não tenham procurado a vitima e tenham se rendido às ameaças dos bandidos?
Saber que um ente querido está nas mãos de bandidos deve ser aterrorizante, além de ser uma agressão psicológica. As pessoas que passam por este tormento dizem que o pânico é maior quando tentam desligar o telefone e os bandidos ameaçam matá-las ou matar a pessoa que dizem estar com eles. O que causa mais revolta é saber que tais situações ocorrem dentro das penitenciárias sob o olhar complacente das autoridades públicas que são pagas para proteger os cidadãos. Aonde vamos parar com tudo isso, se os responsáveis pela nossa “segurança” deixam tudo acontecer com essa impunidade?
Apesar de ser um TROTE, é preciso ter bastante cuidado. Aqui não vem a ser somente uma denuncia, é também um sinal de alerta! Infelizmente estamos submetidos a um mundo desumanizado. E pelo jeito só cabe a nós saber como se proteger!

10 Comments:

  • Olha a novata...
    tem q ter trote!
    sacanagem... otimo texto su....
    Falando serio...
    Realmente... nao ha outra palavra...
    e simplespemte DESUMANO oq esses caras fazem...

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • se não forem críticas, dúvidas ou sugestões não posso falar?

    By Blogger Rafael Borges, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • Adorei, bem condizente com a realidade.
    Tenho testemunhos de vítimas que já passaram por esse tipo de terrorismo.
    No meu aparelho eu botei o verdadeiro nome da minha mãe e do meu pai para que isso não aconteça. O número de casa eu decorei, portanto não pus no meu celular.
    É uma boa dica para evitar esse tipo de incidente.
    Um grande beijo Su!

    By Blogger Rafael Borges, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • A cada dia pessoas de má índole usam da criatividade para coagir e reprimir cidadãos. Agora tem mais essa. Ao receber um telefonema de polícia, corpo de bombeiros temos que usar a nossa criatividade para descobrir se é verdade ou uma farsa.

    Um incentívo à arte de inventar...

    Parabéns pelo texto Suh!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • Muito bom !!!
    É um grande sinal ... de gente importante que vem por aí ..
    Isso mesmo á ssim que se inicia uma carreira de sucesso..

    Parabéns Suh!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • Pow, otimo texto Suely!!!
    Infelizmente isso realmente acontece... =/
    Parabens x)

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • eheheh somos como uma ilha, pedaço de carne cercado de pilantras por todos os lados... sempre vai ter um infeliz querendo nos passar a perna. mas se tem alguém enganando é porque tem alguém caindo na conversa heheh que são um bando de puto não tem como negar, mas a gente também não pode dar mole não.
    beijão procês!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 27 março, 2006  

  • cada dia criam uma nova "categoria" de crimes. é realmente triste oq eu fazem...
    E como vc mesma disse é um bom sinal de alerta publicar isso por aki
    bem-vinda
    bjinhusss

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 28 março, 2006  

  • U R G E N T E !!!

    Repassando o aviso abaixo:

    Amigos,
    Ontem ao entardecer, recebi uma ligação a cobrar. A pessoa identificou-se como sendo da Telefônica dizendo que meu telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar. Estranhei a ligação e disse-lhe que a Telefônica não liga a cobrar; ela insistiu para que eu discasse: *21*0211581172839# Não disquei e falei pelo 190 com a Polícia. O policial disse-me que esta é uma ligação do Comando Vermelho, das penitenciárias do Rio de Janeiro e que este número se acionado é mais que um clone, é uma extensão de seu telefone. A partir daí, eles ouvem tudo o que você fala e se for interessante pra eles, começam a ameaçar. Isto é sério e extremamente perigoso. Avisem todos os seus familiares, amigos, principalmente os mais idosos, empregadas, adolescentes, enfim, aqueles que, sem maiores preocupações, possam cair nessa conversa. O próprio policial pediu-me para divulgar.
    Inclusive se conhecesse alguém da imprensa, pedir para que eles também divulgassem, pois infelizmente o golpe já está fazendo vítimas em várias localidades.

    Não deixe de repassar esta mensagem.
    U R G E N T E !!! MAIS UM AVISO:
    NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR DESTE NÚMERO: (11) 9965.0000
    TODOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO ATENDENDO, ESTÃO SENDO CLONADOS.
    REPASSEM ESTA MENSAGEM

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 29 março, 2006  

  • Recebi hoje uma ligação desse tipo, com uma babaca que dizia ser bombeiro, dando a noticia falsa de que alguem da familia havia sofrido um acidente. O numero do meliante era esse aqui: (022) 9213 1703

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 17 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home