Horário de Brasília

terça-feira, março 28, 2006

CIDADE – No “pocotó” das Avenidas

Por Peu Lucena


Algum tempo atrás (na minha nerd opinião) eu não achava que o pior do trânsito de Brasília fossem os buracos, e sim, os remendos que eles fazem para tentar tapar os buracos. Hoje minha opinião mudou um pouco. O que realmente mancha o trânsito da capital planejada são os burros no volante e os jumentos nas carroças.
Não porque possa ser esteticamente feio ou démodé, coisa de interior. Mas sim porque enfrentamos cara-a-cara um perigo que anda de quatro e come capim. Não me refiro ao carroceiro, coitado, ele está ali por “força das circunstâncias” (termos clichês me rondam) e se pudesse escolher, optaria por também viver no mato comendo capim. Muito mais barato e econômico, o preço do capim silvestre nunca vai depender das exportações de soja, de bolsa de valores de Tóquio, ou muito menos se o Palocci continua ou não no emprego dele. O perigo está no jumento, mula, cavalo e afins.
Nós, condutores brasilienses, temos que competir espaço com “veículos” que não dão seta, não avisam que vão parar e acham bonitinho mais sem sentido uma luz vermelha em um cruzamento movimentado. Ficamos à nossa própria sorte, tendo que pilotar nossas carroças modernas com o triplo de atenção. A situação piora a noite, porque até onde eu saiba, eqüinos não brilham no escuro. A situação se torna caótica. Seja pra colher papelão ou pra fazerem “frete”, as nossas rústicas carruagens não atrapalham, mas tornam mais perigosa a jornada automobilística do motorista. Neste exato instante busco inspiração pra escrever ( que poético!) e um doce “pocotó” toma este silencioso e burguês Sudoeste.
O DETRAN afirma que as carroças estão sendo regularizadas e os carroceiros educados e habilitados. Sei não, já é alguma coisa. Não ensinam a ler, mas ensinam a parar na faixa quando o playboy bater o braço. Estranho.

1 Comments:

  • eu tomei um susto enorme no sinal um dia desses. Estava toda distraída qnd eu olho pro lado tem um cavalo cum a cabeça do lado do meu vidro praticamente olhando pra mim!
    hauhauahuaha
    sim! eu tenho medo desses bichos
    ahuahuahuaauh
    ótimo texto peu

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 28 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home