Horário de Brasília

sexta-feira, outubro 06, 2006

PAÍS - Violência Contra a Mulher

Por Priscila Sousa
O Brasil é campeão em casos de abusos femininos. Existem várias ONG’S que lutam contra esse tipo de crime tão violento, avanços vem sendo conquistados com o passar dos anos, entre eles, leis constitucionais mais rígidas para punição destes atos.

Um bom exemplo de nova lei, que irá auxiliar muito quem sofre com esse tipo de agressão, é a lei que retira a necessidade de que a mulher prove que foi agredida para que a polícia tome providências. Agora a vítima pode chegar à delegacia denunciar o acusado, que se encontrado, terá sua prisão decretada na hora.
.
Um dos principais problemas que agravam a resolução rápida da agressão em questão são as falsas denúncias, trotes, que geram um enorme atraso para quem realmente necessita de ajuda. Outro grande impedimento para que as mulheres denunciem é o medo, que faz com que as vítimas escondam a situação, deixando assim, seus companheiros impunes.

Segundo pesquisas feitas por psicólogos, dentre eles Malvina Muszkat, psicóloga do Pró-Mulher, Família e Cidadania, esse tipo de trauma é irreversível para qualquer mulher. As que têm condições financeiras buscam ajuda psiquiátrica para superar o transtorno e amenizar seus efeitos. Já, as que não tem condições, fogem e se escondem com medo da vingança ou de uma nova violência, guardando para si as marcas do episódio.

Delegacias da mulher
O alto número de delegacias da mulher ainda não é suficiente para atender todos os casos e dar assistência às vitimas. A demora pra aprovar leis é grande, e mesmo depois de aprovadas, essas leis não são fiscalizadas.
É muito importante que soluções rápidas sejam tomadas, pois estes tipos de crimes ocorrem intensamente. É uma realidade muito próxima, talvez até mais do que imaginemos. A justiça, infelizmente, tem deixado a desejar sobre o assunto, afinal, há tempos que ser mulher não é sinônimo de escravidão, apesar de muitas ainda serem tratadas assim por pessoas muito próximas.

Estatísticas
• Uma em cada três mulheres no mundo sofre algum tipo de violência ao longo de sua vida;
• Em todo o mundo, entre 40 e 70% dos homicídios de mulheres são cometidos por seus próprios parceiros íntimos;
• Entre 4% e 20% das mulheres dos países em desenvolvimento vivenciam situações de violência durante a gravidez;
• A violência causa a morte e a incapacidade entre as mulheres em idade reprodutiva tanto quanto o câncer;


“A violência contra as mulheres é talvez a mais vergonhosa entre todas as violações dos direitos humanos… Enquanto ela prosseguir, não poderemos dizer que progredimos efetivamente em direção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz”.Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU, em “Um Mundo Livre da Violência contra as Mulheres”, 1999

17 Comments:

  • Muito bom o texto, bem pesquisado. Isso que precisamos, pessoas que se preocupem com tematicas socias.Parabens!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 06 outubro, 2006  

  • Muito bom, concordo devemos acabar como machismo do Brasil e do mundo nos devemos parar pra pensar e ver que as mulheres não são fracas nem inferiores. Um exemplo foi quando decretaram a lei do voto para as mulheres. Só com elas votando fez uma diferença absurda... É por isso que em minha opinião as mulheres têm muito mais pra mostrar.
    E alem do mais todos merecem seus devidos respeitos e direitos iguais, devemos acabar com a covardia e a palhaçada que esta esse país.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 06 outubro, 2006  

  • Ate que enfim alguem resolveu fallar sobre as mulheres, dar atencao para um problema tao grande. Que cresce em demasia no nosso país.
    O site tem que da mais atencao pra este tipo de assunto, nao so pegando um monte de jornalistas e fallando de cinema e da africa.Isso nao da certo. Gostei muito dessa materia, estou sentindo falta das cronicas que falam mais de temas socias, que inclusive sao dessa mesma jornalista. E aproveitar os bons jornalistas que participam do blog para ir atras de materias da noosa cidade. Obrigada pela atencao. E parabens pela materia, isso mesmo a mulher nao e mais escrava..e muiito menos o ser mais fraco, temos que acabar com esse tipo de ato. Parabens a todos e principalmente a jornalista autora da materia.

    Simone Lins.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 06 outubro, 2006  

  • A violência contra a mulher é uma forma primitiva e bárbara de violência. Já faz tempo que a sociedade não adota mais o controle do mais forte sobre o mais fraco. É triste que ainda vejamos casos desse abuso tão retrógrado.

    No mais, acho que faltou o artigo da lei, bem como citações da mesma.

    Parabéns!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 07 outubro, 2006  

  • precisamos de mais delegacias e um processo mais rapido no IML, pois acho necessário que a mulher prove que foi agredida, toda agreção deixa marcas, sem essa prova acho injusto, nem todas as mulheres falam a verdade.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 07 outubro, 2006  

  • Eu acho que, em pleno século XXI, em que toda a sociedade está igualitária para homens e mulheres, uma atitude animal a agressão à mulher. Mas o grande problema são elas não denunciarem. A partir do momento que tenha a denúncia, eu duvido que os maridos vão tentar agredir. Ainda mais agora que o presidente sancionou a lei que pune com prisão os agressores.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 07 outubro, 2006  

  • Muito boa as materia, os dados sao gritantes...Gostaria de saber qd vai ter materias mais voltadas pra cidade? Como por exemplo a politica aki de brasilia e como casos de politicos que foram descobertos por usarem maconha com traficantes ...e outras coisas...
    Mas esta materia esta otima.. Os homens tem e que terem pena de morte qd estrupam ou fazem algo contra a mulher. Isso é um absurdo..
    Parabens..

    Karem

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 07 outubro, 2006  

  • Bom texto..é no minimo idiota violentar e bater em uma mulher, mas infelizmente acontece. Já ouvi casos de falsas denuncias de mulheres tambem...é um caso complicado.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 08 outubro, 2006  

  • Excelente texto.. Muito bem escrito, mulher nao é mais escrava..e os homens que cometem esse tipo de abuso tinha que ser presos e castrados...Me causou uma grande revolta os dados citados... Q bom que alguns poucos jornalistas ainda lembram disso e mais esta jornalista que escreveu me trouxa um grande debate no meu trabalho..foi otimo.. Muito obrigada...

    Patricia Gomes.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 08 outubro, 2006  

  • Precisa melhorar o uso da vírgula, hein Priscila!

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 08 outubro, 2006  

  • Obrigada pelo toque. Mas tem que passar isso para os editores tb.

    Priscila Sousa.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 08 outubro, 2006  

  • Priscila, primeiramente queria parabeniza-la por discorrer seu texto com tanta precisão, e agradeço a Gabi por ter aceitado a "idéia" de pauta. A cartilha "Os Direitos das Mulheres na Legislação Brasileira Pós-Constituinte" deveria ser uma bíblia na casa de cada uma de nós. E assustador na época em que estamos, vermos isso com frequencia, não só na mídia, como nos arredores da sua moradia, escola, faculdade, trabalho... Isso está em todo lugar, e acontece com mulheres da classe alta, média, baixa...
    Há duas semanas atrás uma moça, que trabalha em uma academia fora estuprada no Sudoeste, por quem? Por um pai de família, três filhos...etc etc. Motivo: não se sabe, ele apenas estava de olho nela há várias semanas... Resultado: mudou de cidade devido ao trauma... Será que isso tudo era necessário? Absolutamente não. Mulheres deveriam ser sagradas, e digo isso não porque sou uma, mas porque o nosso contexto histórico, já sofremos o bastante.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 10 outubro, 2006  

  • viva o brasil, as ong a pro da mulher e o sistema infalivel" o/
    qual é o sentido disso?

    http://furacao-2000.letras.terra.com.br/letras/15575/

    http://mc-marcinho.musicas.mus.br/letras/234569/

    ta melhorando, releia o 2º paragrago (lei...)
    bjus pra vc

    ps: pricila gata

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 10 outubro, 2006  

  • obrigada Dannyele,sugestoes serão bem vindas sempre.

    Priscila Sousa

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 10 outubro, 2006  

  • nossa pri sua materia ficou muito boa...
    realmete a violencia contra a mulher e uma das piores violações dos direitos humanos...
    e muito ruim mesmo principalmente para as mulheres pobres...
    ...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 11 outubro, 2006  

  • Boa materia, com bom conteudo e de textos assim que o blog precisa. Estou sentindo falta das cronicas. vcs como jornalistas deviam saber que elas sao importantes. E que nos leitores nos identificamos muito com elas. PARABENS!
    Para a Jornalista da materia, ficou muito bem escrita. E mais uma vez mostrando que entre os milhares de jornalistas existentes ainda existem umas como vc que escreve mais voltada para nos leitores. Se é antiga ou nao o assunto o que importada e que é fallado e de uma maneira clara e objetiva.
    Olhando os outros textos gostaria de comentar mas sao tao grandes que eu nunca chego ao final.

    Parabens por este texto: claro, objetivo e direto!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 11 outubro, 2006  

  • Faça sua excelente monografia em apenas 4 dias! Não é milagre. É simplesmente organização, disciplina e técnica!
    MelhoroSuaMonografia.com.br
    61 8423 6000
    Prof. Sandro

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 26 agosto, 2013  

Postar um comentário

<< Home