Horário de Brasília

quarta-feira, setembro 27, 2006

SERVIÇO POR ASSINATURA – Nós pagamos, eles roubam

Sob as barbas do atual chefe da legislatura brasileira, ninguém menos que o Presidente da República, corrupção envolve mais uma vez o Brasil às portas do 1º de Outubro e pode atrapalhar o próprio Partidos dos Trabalhadores, mentor do espetáculo

Por Rafael Aguiar

Dinheiro em malas. Notas em cuecas. Corrupção nas diretorias fisiológicas das estatais. Caixa dois. Dólares em caixas de isopor onde se deveria levar cerveja ou gelo. Violação da conta bancária de um simples caseiro patrocinado por mais de um órgão do governo, entre eles a Receita Federal, a mando de um Ministro da Fazenda que tinha negócios superfaturados com empresa de coleta de lixo. "Paitrocínio" da Telemar para com a empresa de games do filho do presidente, tornado empresário da noite para o dia após graduar-se em Biologia. Mentiras. A personificação da anti-ética. Se faltava alguma coisa, ela foi preenchida na última semana com o escândalo dos dossiês.

Descontentes com o horripilante quadro da reeleição de Lula, inegável leniente, corruptor e bufão, sustentado literalmente por mesada, pelo voto de cabresto, que deveria ser considerado crime eleitoral, os petistas – cheios de um orgulho provido sabe-se lá de onde – almejaram a queda do virtual vencedor em primeiro turno na disputa a governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Pegando carona no último caso desbaratado pela mídia, Ministério Público e Polícia Federal, a sem-precedentes compra de ambulâncias superfaturadas (palavra muito comum nas gestões petistas) ou Escândalo dos Sanguessugas, do qual participaram deputados de inumeráveis legendas (o PT, como de praxe, com um time respeitável incluso), tentaram a obtenção (justo de quem? Daquele que promoveu toda a festa dos chupa-sangue – quanto Luiz corrupto! –, Luiz Antônio Vedoin) de um documento que mostraria o envolvimento de Serra no lamaçal previamente configurado que partia do Ministério da Saúde e aterrissava na Câmara. De errado, há dois fatores: dificilmente as informações do dossiê são verossímeis; o golpe sujo partiu do pessoal mais próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muitos dos encarregados de alavancar sua campanha nas urnas (quem precisa disso, quando o suborno aos pobres já garantiu a manutenção da pseudo-esquerda com um invejável projeto de poder por mais quatro anos?).

“Pegou muito mal” é quase uma atenuante, aliás. "É pior que o Watergate", disparou Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Se ele estiver certo, significa que breve teremos a deposição do tirano Lula, já que o presidente americano Richard Nixon renunciou em segundo mandato devido às falcatruas irrefutáveis de seu primeiro mandato. Isso é: num país sério. Continuando o balaio de frases, "democracia não é coisa limpa", disparou o atual presidente brasileiro. Estamos vendo, estamos vendo...

O baque seria menor para os defensores da "teoria da estabilidade". Segundo os mais otimistas o país não é mais corrupto hoje. A diferença é que a corrupção é descoberta como jamais fora. As instituições trabalham em prol da democracia, tornam-se mais sólidas a cada pleito, não importa de que legenda for. Tal teoria pode estar vazando: a Polícia Federal, após a prisão (temporária, claro) do círculo de petistas diretamente envolvidos na compra do dossiê, arrefeceu as investigações. Acusada pelos comunas mais radicais de "tucana" a PF deve ter sentido receio pelo rótulo e deu um breque. Atitude incompreensível quando vem de uma instituição tida como sólida, de uma polícia que – dizem – promoveu uma limpeza interna da qual zero malfeitores teriam escapado. A Polícia Federal não é, ou foi, tucana. Não agiu de acordo com interesses privados quando prendeu os petistas envolvidos em mais essa calúnia envolvendo dinheiro ilícito. Agiu com neutralidade, como manda a Lei. Depois, à admissão (incognoscível) por alguns de seus porta-vozes de que "houve precipitação nos mandados de prisão", a PF foi petista. Uma instituição democrática atropelou a democracia. É de se duvidar, ao final, se sempre houve tanta corrupção como há agora, quando todos os órgãos federais fazem de tudo para acobertar, mês a mês, denúncia a denúncia, as mesmas personalidades: Lula e seu bando.

Conseqüências? Na República das Bananas, o povo mais humilde, vítima dos "formadores de opinião", anda aprendendo na marra que nestas terras "pode tudo". O caseiro Francenildo Costa, atacado por Antônio Palocci após ter revelado as falcatruas que rolavam na casa de negócios do Lago Norte, assumiu grave arrependimento por ter falado a verdade. "Se você for humilde e der uma de íntegro, vai acabar se dando mal". Quando o exemplo vem de baixo, é assustador.

E quantos dos envolvidos em todas as trapaças acima citadas serão reeleitos? Mesmo que não fossem, um xilindró não caía mal, e quando vem para um ou dois é logo suspenso. Pior de tudo é que o plano para ascensão de Aloizio Mercadante nas eleições paulistas teve efeito inverso. Por que não apostar que Lula enfrentará um perigoso segundo turno exclusivamente pela imperícia de todos que o cercam (logo, sua própria imperícia também)? Talvez ele ganhasse no primeiro turno se os petistas sossegassem ao menos mais uma ou duas semanas em seus joguetes escusos. Um partido que se omite de fazer o certo (mexer na estrutura da nação, reformar – afinal, não estamos falando aqui de uma gentalha auto-proclamada revolucionária?) e quando se mete por vias obscuras (a pergunta é: quando deixa de se meter?) também se equivoca, porque envolve dinheiro vivo em malas, porque deixa toda a história vazar, porque subestima o Quarto Poder, porque não aprende com o (recente) passado, porque tenta inutilmente blindar o presidente Lula, que sabe que declarar "nada saber" é a melhor defensiva. É verificado, pela repetição dessa falácia, que esse é um estratagema friamente bolado pelo PT, não um incidente dos tantos que saem da boca de Lula ou uma saída emergencial. Nem a imprensa consegue evitar que dê certo, porque os eleitores-bolsistas não ligam para isso, como deixou claro Francenildo Costa, cidadão de posses modestas.

Ê, PT! Rouba sem saber roubar. E a população de baixa renda renova a assinatura quadrienal de uma prestadora de serviços (a máquina petista) que ninguém entende o que seus funcionários prestam. Devem estar todos de licença da função política, cuidando de seus Land Rovers ou bebendo whisky. O serviço por assinatura fantasma acaba valendo, sem querer, para a classe média, que só pode esperar por um impeachment milagroso ou, do contrário, quatro novos anos de penúria.

19 Comments:

  • Q texto imenso, é mas uma vez torno a repetir, esta enorme este texto.Só tenho 1h de almoço e nem da tempo de ler tudo isso, entao pessoal como vou anunciar o blog, que ninguem vai ter coragem de ler? Imenso texto, tqa pra escrever um texto legal, bem escrito e mais curto.
    o conteudo ta muito bom... So falta voces aprenderem que textos assim sao mais pra revistas ou jornais impressos.
    Dica: Cade os textos voltado pra populacao??cade os textos que vao ajudar a sociedade de alguma forma, passar a mensagem que eles se identificam? Falar da neblina ou de cinema ou da Africa nao vai ajudar e nem acrescentar em nada a nos. Pelo menos nao pra mim.

    Renata Alves.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • Rafa, muito bom..Eu ri bastante.. adorei.. Um pouquinho grandinho ne??
    ehheh..
    bj..
    Priscila Sousa

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • Ê aguiar...escreve sem saber. Golpista de direita, o dia 1° está próximo. A cabeça e o cotovelo vão doer ainda mais depois das eleições...vai parecer que levou bicada de tucano doente...pobre de você. Mas fica para uma próxima...o problema de vocês foi outro dossiê...o DOSSIÊ-PNAD/IBGE, que mostrou o melhor presidente que o Brasil já teve. HASTA LA VICTORIA, SIEMPRE!

    (bem quando o "blog" tava com algum conteúdo...tsc tsc...menos carismático que o Geraldo você, hein...)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • ?????????????????????????

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • Primeiro, um gringo doido...

    Em segundo lugar, uma anônima que critica. Eu aceito elogios anônimos, não críticas, sorry! Digo, pode até mandar, mas eu não levarei em consideração se você não escrever seu nome. Diga, com seu nome, que devo fazer textos mais curtos e pensarei no caso. PRECISAMOS DE COMPLEXIDADE. Isso não é redação da UnB, 20 linhas, não. Para traçar uma linha de raciocínio decente você precisa divagar um pouquinho mais. Outra coisa: eu demorei só 1 hora e meia escrevendo, isso porque intercalei com a pesquisa dos dados e outras atividades como "ir à cozinha e ao banheiro" e "abrir o e-mail". Não entendo como em 60 minutos você não termina sua leitura. Procure um médico.

    Os assuntos do Blog são cuidadosamente escolhidos em pauta. Não somos assistentes sociais, policiais, políticos, professores, juizes ou qualquer coisa do gênero para interferir DIRETAMENTE na vida alheia. Nós somos jornalistas, falamos bem ou mal, mas falamos. Sinceramente seu pedido é meio utópico. Ao meu ver, falando mal do Lula estou sobrando em termos de "ajudar a população". Se meu Blog não será lido na favela, o problema não é meu, leve um laptop até lá.

    Subcomandante Marcos. Não lembro quem é você, se é o irmão do Tiago e tá com esse codinome, ou se é um monitor que eu tive no Colégio Militar, mas inegavelmente você provém de lá. Deve ser o pai do Thomas pra falar nesse linguajar chavista! Haha, veremos... Será delicioso se eu postergar a festa dos Gamecorpistas, mensaleiros e dossiezistas por quase um mês. Segundo turno - A Bênção, dá até nome de filme!

    Chega que agora tenho prova! Minha acidez ainda vai me matar...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • Retificação: ok, Renata, eu "dubamente" não tinha lido sua assinatura no final.

    E faltou agradecer os elogios da Pri! Ahhhh... só falo besteira mesmo, tenho que deixar de ser prolixo pelo menos nesses comentários aqui ;)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • dumbamente*

    Aproveitando, devo recomendar que olhe antes de dormir (a despeito do efeito colateral dos pesadelos), porque meus textos dão indigestão. ATÉ! Muito obrigado pela repercussão de umas 3 pessoas, que pra mim já é acima da média. Subcomandante Marcos, estou esperando seu retorno!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 setembro, 2006  

  • O que faço com minhas mãos?
    Bato palmas a um belissimo texto,mesmo que longo...?
    Ou realizo um gesto obsceno aos politicos que brincam com nossa democracia?
    hum...já sei, usarei minhas mãos para votar. já tenho meu candidato, kero um presidente. Povo brasileiro tem mania de herói hahahaha.
    abraços a todos.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • Obrigado, F.F. Cereja do bolo especial: eu não sou afiliado a nenhum partido, porém - tal qual muitos cariocas se intitulariam anti-flamenguistas - tenho orgulho anti-petista nas veias! ;D

    Eu não entendo linguagem subliminar, sub Marcos, mas o FHC não é flor que se cheira, tá meu filho! É pra você ver o quanto o Lula é pior!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • Sim, Renata, procuremos um médico. Não para buscar a cura sugerida pelo cada vez menos são rafael aguiar, para que consigamos ler as suas "embasadas" considerações, mas para a indigestão causada pelos seu textos. Prepotência a sua, aguiar, de achar que seus textos chegam a tanto. Algumas vezes, sim, causam náusea, nada além disso. Longos ou curtos, arremedos de opinião baseados em nada, como os seus, não são do meu interesse (aliás, de ninguém). Enquanto a distribuição de renda do país é a melhor dos anos em que você esteve vivo e todos os indicadores sociais apontam crescimento, me vem você, que come todos os dias um pãozinho novinho, com suquinho de laranja, deixando cair migalhas por cima da barriga peluda e gotinhas de suco no edredom bordado pela vovó, e tenta falar da política do presidente Lula. Antes de toda essa verborragia vazia, devia fazer o que tanto quer obrigar aos leitores de seus textos que façam: ler.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • Prestativo Subcomandante,

    Será que taxas de crescimento acima do zero bastam? Que eu saiba só o Haiti na América inteira cresceu menos nos dois últimos anos (e, curioso: logo um país sem governo, ocupado por tropas brasileiras - estamos na lanterna!). Você passa fome, amigo? Como tem acesso à Internet? Ouvi dizer que o orçamento do Exército já não é mais o mesmo, mas daí a esse ponto tão crítico! É lamentável...

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • pobre subcomandante marcos...snif snif...pessoal! vamo ajudar o kra!
    cada um da um kilo de alimento

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • prepotência e petulância realmente estão presentes não só em quem escreveu o texto, mas nas pessoas que o leram. Das oito opiniões aqui manifestadas, apenas uma parece preocupada com os problemas que não cercam os primeiros kilômetros de raio do próprio umbigo. E essa única pessoa é ainda ironizada por um tal de evIlution... chega a ser indigesto como as opiniões das pessoas estão cada vez mais massificadas, manipuladas pela grande mídia.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 29 setembro, 2006  

  • Acabo de conhecer o blog e gostei do texto. No inicio pensei q se faziam comentarios construtivos, mas alguns parecem, na verdade, querer que ele mesmo tivesse escrito o texto. Alguns comentarios parecem feitos esperando serem chamados para participar do blog, chega a ser engraçado, talvez apenas chamar atenção...quem sabe. Não vamos indicar patentes...ops, digo: nomes.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 30 setembro, 2006  

  • Oe oe.

    Jajajaja. Eu não vejo anda de errado em ter uma visão egocentrica dos fatos. Até porque apresentar os fatos e girar em circulos é a função de Jornais e revistas. o Autor está certo em ter um campo de visão fechado no que ele vê de errado.

    E, também defenderei a minha opinião nesta miercoles.

    O Subcomandante radical lá, apenas afirmou que o Barbudo fez coisas boas entre as ruins, Algo como "Rouba mas faz" ou "Estrupa mas não mata", e etc.

    Mas qual a ajuda de alguém que tira algo de comer de três crianças de são paulo , para alimentar uma no nordeste? Pode ser bonito, pode derramar lágrimas. Mas não ajuda.

    e etc.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 30 setembro, 2006  

  • Belo texto, muito polêmico mesmo!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 30 setembro, 2006  

  • concordo com o evilution (devia ser evolution n?) pobre subcomandante, sofreu uma lavagem cerebral do partido dos trabalhadores (pt pode ser PuTos tambem...) axo que ele proprio devia ler mais, afinal um presidente que nao sabe de nada do proprio partido, dos proprios amigos, companheiros nas palavras dele, nao pode prestar. Sugiro ao sub que leia o livro que comenta sobre como a criatura q ocupa o cargo presidencial tratava a seu subordinados, como ele desrespeita até a diplomatas, nao cumpre leis, se ve no direito de fazer o que bem quer, quando quer. Sugiro que ele abra a mente, e pense mais a respeito de quem ele defende...

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 01 outubro, 2006  

  • Para o Sub-Ignorante Marcos, recomendo as seguintes leituras:

    "A Lanterna Na Popa" - Roberto Campos
    "Não Somos Racistas" - Ali Kamel
    "O Dicionário da Corte" - Paulo Francis
    "O Caminho da Servidão" - F.A. Hayek
    "Democracia na América" - Alexis du Tocqueville

    Talvez isso ilumine sua mente.

    By Blogger 'raphael, at segunda-feira, 02 outubro, 2006  

  • Faça sua excelente monografia em apenas 4 dias! Não é milagre. É simplesmente organização, disciplina e técnica!
    MelhoroSuaMonografia.com.br
    61 8423 6000
    Prof. Sandro

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 26 agosto, 2013  

Postar um comentário

<< Home