Horário de Brasília

quinta-feira, outubro 05, 2006

CIDADE - Música Capital

Por Melina Santos
Brasília reúne várias culturas de todo Brasil, por isso a diversidade da música brasiliense se faz presente em vários aspectos. A produção de música está em crescimento ascendente no país e no mundo. Para o desenvolvimento desse gênero, músicos e produtores de diversos lugares se reúnem em feiras e eventos para discutir a questão do negócio da música.
.
Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, músico e produtor de Brasília, esteve presente em um dos últimos desses eventos, a Popkomm, feira de música da Alemanha. Para esse encontro Gustavo preparou um trabalho inédito na cidade. Associado ao Sebrae/DF foi desenvolvido um catálogo da cadeia econômica da música de Brasília. Intitulado “Música da Capital do Brasil”, o catálogo traz informações sobre os principais selos da cidade, seus produtores e artistas, lojas de discos, casas de espetáculos, estúdios e assessorias. Segundo Gustavo: “Esse é o primeiro mapeamento da economia da música de Brasília, que tem como intuito definir dados a fim de desenvolver esse mercado na cidade”.
.
O crescimento desse segmento não pára por aqui. Segundo o secretário de cultura do DF, José Ricardo Marques, existem boas perspectivas no ano de 2007 para a música local. O secretário acredita que ainda existe pouco reconhecimento dessa produção e que grupos comerciais não vêem no apoio um meio de valorização de suas marcas. Para suprir essa dificuldade, José Marques apresenta algumas propostas como: o retorno da Rádio Cultura, que daria ênfase à música local; um projeto de lei que faça com que as rádios comerciais disponibilizem de 15 a 20% de sua programação aos brasilienses; um novo site da secretaria de cultura que facilite o acesso à produção local e por fim, o estímulo a festivais com músicos da cidade. O secretário é otimista com relação ao público da cidade, “Brasília tem uma população com alto consumo de cultura por causa da intelectualidade da população e do poder aquisitivo acima da média em comparação ao resto do país”.
.
Parece que o mercado de música em Brasília finalmente está se profissionalizando, mas apenas essas ferramentas não são suficientes para modificar o quadro cultural de nossa cidade. Gustavo Vasconcellos lembra que a associação de diversas frentes desenvolvidas na cidade será o que realmente poderá potencializar o mercado da música local. Vamos torcer para que haja uma conscientização da classe e da sociedade, para que com essa valorização da cultura, Brasília se torne referência de música no país.

Próximas Feiras:
Womex – Espanha – Outubro/2006
MEI – Itália – Novembro/2006
Midem – França – Janeiro/2007
Feira de Música Brasil - Recife – Fevereiro/2007
Feira da Música Independente Internacional – Brasília- Julho/2007

O catálogo “Música da Capital do Brasil” pode ser solicitado no Sebrae ou pela página www.grv.art.br
.
Comentário - Por Carmen Gonçalves
.
Brasília tem alguma coisa que outras cidades não têm. Um astral, uma luz... certamente que a forma como a cidade foi povoada, com a presença de todas as regiões do País, contribuiu para isso. Não foi privilégio dos anos 80 a formação das bandas de garagem, formada por estudantes do segundo grau e inspiradas no rock pungente no mundo inteiro. Ainda hoje, esse movimento acontece. Talvez mais pop, talvez menos idealista, mas sempre cercado de paixão e diversidade. Nos anos 90 a liberação das amarras do rock aconteceu e vários gêneros começaram a fazer parte da nova geração brasiliense, o que fez de Brasília uma cidade com a noite das mais agradáveis para quem procura música. O fato é: mesmo com as imposições do monopólio da indústria fonográfica brasileira, o movimento musical candango destaca-se por sobreviver e criar sempre mais.

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home