Horário de Brasília

quinta-feira, julho 20, 2006

BRASIL - Varig à beira da falência, passageiros à beira da loucura!

Enquanto a crise da Varig não é resolvida, passageiros passam horas em aeroportos a espera de um reles Check-in.

Por Gabriela Rocha

O leilão de venda foi remarcado para esta quinta-feira (20 de julho) quando, finalmente, espera-se decidir o futuro da que era considerada a melhor companhia área brasileira até meados de junho deste ano, quando foi noticiada a possível falência da empresa. Enquanto a Varig enfrenta este processo decisório, TAM e Gol aproveitam espaços deixados com a crise financeira, e cobrem as concessões de 15 cidades no exterior e 22 brasileiras. Expandindo suas rotas e aumentando a área de cobertura de suas empresas.

Para os passageiros que compraram suas passagens com antecedência esta “novela” tem causado muitas preocupações e horas nos aeroportos. A companhia tem adotado a política do endossamento, que é tentar acomodar seus passageiros em vôos das concorrentes, ou se caso exigido pelo passageiro, o reembolso da passagem. Mas, como o período de alta temporada tanto pelas férias escolares no Brasil como pelas férias de verão na Europa e Estados Unidos, os passageiros da Varig têm encontrado muita dificuldade para embarcar.

No Aeroporto Internacional de Brasília a situação é muito crítica, existem relatos de passageiros que ficaram até três dias no local esperando sua passagem ser endossada. Vôos para o Nordeste são os mais requisitados, com listas de espera de até vinte pessoas. O mais estressante é como este procedimento de embarque é realizado, os passageiros na lista de espera aguardam até o “fechamento” da outra companhia, o que acontece 15 minutos antes do embarque, caso existam vagas é feito o check-in e o embarque imediato. O que gera muita correria e tensão nos que aguardam para embarcar.

O passageiro da Varig, Bruno Souza, comprou suas passagens para Natal, no Rio Grande do Norte, em meados de abril com o programa Smiles, a fim de garantir com antecedência suas férias na cidade. Por causa da situação da companhia só conseguiu embarcar dois dias após o que constava no bilhete original e depois de muita insistência e paciência em passar muitas horas no local aguardando uma vaga. Passageiros que estão em trânsito, ou seja, que ainda não estão no destino final, tem direito a hotel pago pela Varig para o número de pernoites passados nesta espera. Mesmo assim, prejuízos extras como atrasos em compromissos, alimentação no aeroporto não são cobertos pela empresa. Caso o passageiro sinta-se lesado por qualquer procedimento ocorrido deve recorrer aos funcionários da companhia e caso não resolvido ao Procon.

Esta situação, infelizmente, chegou a um ponto de descontrole que não deveria ter chegado. Agora é torcer para que esta situação se resolva e a companhia volte a operar normalmente pois para o Brasil é um prejuízo incalculável a falência de uma empresa do porte da Varig
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3 Comments:

  • Sendo bonzinho, a matéria está fria. A VarigLog comprou a Varig esta manhã por R$ 24 mi. E por acaso vocês checaram juntamente ao PROCON antes de veicular esse texto? A Varig tem sido pouco reclamada neste órgão e os esforços da empresa para atender os passageiros têm funcionado em quase todas as capitais brasileiras. A matéria está, no mínimo, irresponsável.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 20 julho, 2006  

  • Corrigindo.... a VarigLog comprou a Varig por US$ 24 milhões.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 20 julho, 2006  

  • se eu não me engano a Varig Log é de uma empresa internacional, que a comprou!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 22 julho, 2006  

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