Horário de Brasília

quinta-feira, junho 29, 2006

ESPECIAL - Parada do orgulho LGBTS de Brasília.

Aconteceu no dia 25 de junho a 9ª do orgulho LGBTS de Brasília que, segundo a PM, contou com a presença de 13 mil pessoas que animaram a Esplanada dos Ministérios.
.
Por Gabriela Rocha com Equipe HB

Em meio a muita animação e música, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, e simpatizantes se reuniram para expor seu orgulho pela opção sexual escolhida e, também, conscientizar a população de que esta escolha não pode ser considerada “errada”, assim diminuindo o preconceito.

A Parada desfilou por toda a Esplanada dos Ministérios, passando pela rodoviária, próximo a pontos tão arraigados da cultura Gay como o CONIC, o que gerou um pouco de trânsito para os veículos que circulavam no eixo central da cidade. O clima era de tranqüilidade, sem ocorrências graves e com muitas crianças que dançavam alegremente em meio à multidão. Casais de todas as formas e, é claro, muitos na ferveção!

Fábio, cabeleireiro, contou que todos os anos vai a parada fantasiado, desta vez estava de Mulher Gato, falou também que tanto ele, quanto o namorado acham maravilhosa a iniciativa e consideram um grande passo a possibilidade da expressão deste orgulho. Fábio disse a equipe do HB uma das frases mais bonitas da noite, enquanto falava sobre o relacionamento gay “É sempre relacionamento, não importa qual seja. É sempre amor”. Outro depoimento surpreendente foi o do Adido Militar da Coréia em Brasília, Cel. Parker, que comentou que em seu país um evento como esse não poderia acontecer, o povo não admitiria, e que isso exemplifica o poder de absorver a diferença que o brasileiro carrega consigo.

Outro ponto muito enfocado no movimento foi a responsabilidade no voto, já que as eleições de aproximam, cujo o lema foi “Vote consciente, vote arco-íris”, em referência a uma campanha para que os homossexuais dêem preferência a candidatos que se comprometam com os interesses da comunidade, entre eles a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Enfim, a Parada foi um sucesso transparecendo alegria com muita responsabilidade e consciência de seu papel na sociedade.
.
.
.
A Equipe HB colaborou para a realização de um pequeno documentário produzido pela ESTÚDIO CAPITAL sobre a parada. Confira no link: http://www.youtube.com/watch?v=vEEUajMFHHA&search=simpatize

1 Comments:

  • Assisti ao filme linkado na matéria... MUITO BOM!
    Vale muito a pena ver.... curto, objetivo, direto e eficaz!
    parabéns!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 30 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home