Horário de Brasília

terça-feira, julho 04, 2006

MEIO AMBIENTE – Estão de olho (grande) na Amazônia!

Estrangeiros emitem diretrizes e documentos para a internacionalização da maior floresta tropical do planeta.
Por Peu Lucena

A Federação de Agricultura e Pecuária do Pará enviou uma correspondência à Rede Globo denunciando uma estratégia internacional para a “democratização” mundial da floresta amazônica. Foram apresentados dois documentos que expressam, sem mais delongas, a vontade dos países ricos de interferir e manipular nossa floresta.

O primeiro foi elaborado pelo Conselho Mundial das Igrejas Cristãs e diz o seguinte: “'A Amazônia total, cuja maior área fica no Brasil, mas compreendendo também parte do território venezuelano, colombiano e peruano, é considerada por nós como patrimônio da humanidade. A posse dessa imensa área, pelos países mencionados, é meramente circunstancial. É nosso dever defender, prevenir, impedir, lutar, insistir, convencer, enfim, esgotar todos os recursos que, devida ou indevidamente, redundem na defesa, na segurança, na preservação desse imenso território e dos seres humanos que o habitam e que são patrimônio da humanidade, e não patrimônio dos países cujos territórios pretensamente dizem lhes pertencer

O segundo documento não vai muito longe no cinismo com que é tratado nosso território. O mesmo, emitido pelo Banco Mundial, trata da estratégia econômica e da arrecadação de fundos para as pesquisas estrangeiras e a ocupação da Amazônia. Isso mesmo, ocupação. Para esses ingênuos gringos a região norte do Brasil ainda é despovoada, e cabe a eles o nobre papel de civilizá-la. Em nenhum momento são citados os 22 milhões de brasileiros que vivem na região amazônica, não são citados os projetos sociais para que primeiro eliminemos a fome e os crimes ambientais antes de estudarmos a região.

Não se prega o monopólio, não queremos, nem podemos, colocar a Amazônia em um baú e trancarmos as sete chaves. Mas queremos respeito, queremos parceiros, e não rivais. Não precisamos de patrões, precisamos de sócios!