Horário de Brasília

quinta-feira, julho 13, 2006

ESPECIAL – 13 de Julho, dia mundial do Rock!

No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. Milhões de roqueiros por todo o mundo prometem tocar suas bandas prediletas no último volume para comemorar a data.

Por Dannyele Bernardes

Ahoje não existe ao certo uma data exata que marque o início do rock, mas a década de 50 é considerada fundamental para o estilo. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.

Breve histórico:

Anos 50...
No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias.

Anos 60...
Quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã.
Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período.

Anos 70...
De cara mais popular, e com o surgimento do videoclipe em decorrência da massificação da música. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo, como de Frank Zappa, Creedence Clearwater, e etc.Nessa década também, bandas de rock com shows grandiosos: Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Anos 80...
Surge um new wave dançante no rock, e marcado pela variás tendências do rock, Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. A MTV é criada nos EUA, e impulsiona ainda mais o Rock, dedicando-se a mostrar o videoclipe das bandas e cantores. U2 aparece, com caráter forte e político, e Michael Jackson e Madonna roubam a cena.

Anos 90...
As fusões com o rock tomam conta. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More misturam o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. O grunge dispara com Nirvana, assim como Pearl Jam, e Alice in Chains. O rock britânico também tem seu espaço com Oásis, Supergrass.

De lá pra cá...
O rock ganha reforços eletrônicos. E as bandas de new metal, ou Nu Metal estouram no mundo, com partes vocais faladas e de gritos. Fazem parte desse grupo bandas como Limp Bizkit, Linkin’ Park, Korn e System of a Down. O som eletrônico também se funde com o rock, sendo comum nas raves ouvir o ritmo do trance embalado com guitarras elétricas.

Também temos nossos representantes brasileiros, que vai da Jovem Guarda, de Roberto e Erasmo Carlos, da década de 60, até Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso, que ainda estão aí, e as bandas que surgiram nos anos 90 e estamos curtindo nas rádios comoRaimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Seja como doutrina, religião, ou curtição , faz parte nossa história, evoluindo e se difundindo cada vez mais, nunca caindo na monotonia, com diversas categorias, sempre com jeito de roubar a cena do mundo musical. Viva o rock’n roll!

2 Comments:

  • No rock nacional não podem ser esquecidos, jamais, Mutantes e Secos & Molhados.Mas valeu a iniciativa de lembrar do velho e bom Rock'n Roll.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 13 julho, 2006  

  • e pop num tem nada a ver com rock....jota quest, capital inicial, pato fu, esses lixos não fazem nem cócegas nas guitarras do bom e velho rock.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 14 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home