Horário de Brasília

terça-feira, junho 06, 2006

TELEVISÃO – Enquanto bola rola, a vida pára.

Pelo amor de Deus! Dá pra mudar de assunto?!
Por Peu Lucena

O Brasil ainda não se acostumou a ver a copa de quatro em quatro anos. Não foi atingido ainda aquele grau racional de se gostar das coisas. Porque uma coisa é você querer muito algo, realmente lutar e torcer para conseguir o que quer. Outra, completamente diferente, é essa insanidade patética na qual mergulham 180 milhões de pessoas durante cerca de um mês.

Não importa se um grande advogado ou um nobre faxineiro, todos são resumidos ao título de poodles, isso mesmo, todos agem como aqueles cachorrinhos frenéticos que já viram a bolinha colorida, mas enquanto a madame não joga-la, ficarão ali, babando, lacrimejando, mal respirando, com aquele olhar de expectativa, como se o mundo estivesse parado e tudo girasse em torno daquela bolinha... (sentiu a semelhança?!)

Tudo bem, aceitemos aquela máxima infame que diz: “em um país tão sofrido, é o futebol que nos alegra!”. Ok, que seja a feita a vossa vontade, mas até quando é saudável ficarmos babando por uma bola com o mundo se acabando nas nossas costas? O que fica magicamente no ar é que o mensalão nunca existiu, que a pizza nunca assou, que a Suzane nunca matou seus pais, que o Bush nunca invadiu o Iraque.

E choca ainda mais o que a mídia faz com os poucos neurônios deixados por ela em nossas cabeças. Doze marmanjos em campo valem muito, mas muito mais do que seis mil mortos na Indonésia. Do programa de culinária ao telejornal mais visto, não há, não deve e nem se pode reportar outra coisa. Não há como, é matematicamente impossível que a ilustríssima Globo cubra qualquer outro caso ou evento mediante o fato de que, tirando nosso robótico Bonner, todo o quadro de focas da casa está na Alemanha. A demanda lá chega a ser de 5 ou 6 repórteres para cada jogador. Fantástico!

Estamos entrando em um túnel verde e amarelo, mas que não passa de um buraco negro, um local onde ficaremos por um mês, onde não haverá outra conversa, outro pensamento, outra ideologia, outra pátria que não seja aquela que fale ao futebol. De quatro em quatro anos um certo juiz, chamado copa, passa por aqui para que seja assinado um belo Atestado de Alienação, que garante o patriotismo aflorado só em casos de brincadeirinhas futebolísticas, e que daqui a quatro anos o tal juiz vai voltar, com outro Atestado na mão, e uma placa enorme escrito: PÁRE!

E até esse blog, que sempre se comprometeu a tratar de assuntos sérios, hoje parou. Só pra falar de copa!

9 Comments:

  • querido, concordo! fiquei apavorada e incondicionalmente deprimida ao ver as bolhas do ronaldo ocupando a primeira página de quase todos os jornais de hoje deste picadeiro que chamamos de país!!!!

    meu deus do ceu, que lama!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 06 junho, 2006  

  • Disse tudo querido amigo; infelizmente gostaria que você tivesse errado, mas é o que realmente acontece "conosco", de 4 em 4 anos... Retomamos o espírito de alienção, jogamos as VERDADES q estão acontecendo por debaixo do tapete, tampa-se o sol com a peneira... Agora mesmo acabou de passar o globo notícia, com mais matérias sobre futebol, até no dia de folga! Agora vou lhes fazer uma pergunta, será que nossa vida realmente para por conta disso, giramos em torno de uma bola?

    PS.: Eu ainda consigo admirar outros esportes!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 06 junho, 2006  

  • Nem oito nem oitenta! Brasileiro é um povo que não sabe o que quer, dizem durante muito tempo que os brasileiros não são patriotas e blablablá, e quando chega a epoca da copa, a crítica é que o patriotismo já passou da conta! O futebol é a grande paixão dos brasileiros, a grande maioria sempre esteve vestindo a camisa do Brasil. Em anos de copa o que acontece é que o Brasil mira para algo que , por mais que seja passageiro, traga felicidades para essa população que carece cada dia mais de um sentimento de esperança. Não julgo esse patriotismo que invade o coração dos brasileiros, não é fútil, é sincero! é a nossa seleção que irá representar a força e a garra que o nosso povo tem! pra frente Brasil!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 06 junho, 2006  

  • o patriotismo é tanto que até treino da seleção passa na tv!
    Tudo bem q copa é legal mas essa cobertura da glob jah eh exagero!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 06 junho, 2006  

  • e outra: vc acha q os times estão aí pra paixão nacional? ha ha ha faz-me rir! muita grana, muita mesmo é o q move este esporte hj em dia... o povo brasileiro? olha, eu seria mais contida prezado anonimo.... a maioria é de alienados! a copa é legal, o espírito de competição, nosso país e td mais q realmente rola.... mas acho q o q está acontecendo este ano no Brasil é a completa apatia, ou pior, concordância com tantas, mas tantas coisas deprimentes q estão nos rodeando q não cabe tanta farra! não é possível tanta cegueira!! como pode?
    E tb não sejamos hipócritas: o povo é despreparado etica e politicamente. Meia dúzia lucra com isso... É muita picaretagem!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 07 junho, 2006  

  • Concordo totalmente com o pensamento da Carmen. É ser muito alienado pra colocar panos quentes no quadro atual do país, fingir que tá tudo bem, ha, só um pouquinho....depois a gente volta a falar de corrupção! Vamo dá uma anestesiada alí na Alemanha, depois a gente volta pra vida real e continua naquele bom e velho "fazer nada!"

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 07 junho, 2006  

  • Cara.. na boa.. vocês tem que relaxar. Políticos sempre roubam, fundamentalistas sempre mataram, TV sempre alienou (aliás..jornalistas e publicitários tem colaboração nisso..tudo bem, todo mundo tem que arrumar seu pão de cada dia) e o mundo continuará com suas mazelas. Temos Copa a cada 4 anos e votamos a cada 4 anos. Copa dura 1 mês. Mandados duram 4 anos. Ou seja, eles 47 meses para melhorar condição do nosso país e 1 mês para curtir a Copa.
    Então vê se traz uma cerva, uma TV e vamos nos alienar um pouco e esquecer os problemas - visto que a cada dia teremos novos.

    Sim! Eu quero PÃO e CIRCO agora.

    Depois que acabar a Copa, bem..vamos ver se conseguimos fazer daqui um lugar melhor para se viver..

    []'s

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 12 junho, 2006  

  • E qual o problema de esquecer um pouco da susane? do mensalão? da bosta q tá o governo lula? Pq q a gente tem q abrir o jornal, ligar a tv é só ver desgraça? Já q a copa traz tanta alegria, vamos fazer o cobertura completa, incluindo as bolhas do Ronaldo. Por mim, a copa seria de 4 em 4 anos e duraria 4 anos tb. Assim viveriamos nessa ilusão feliz a vida inteira. N se lembra do q aconteceu no mito da caverna? Morreu quem saiu da ilusão.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 16 junho, 2006  

  • "A gente não quer só comida
    A gente comida, diversão e arte
    A gente não quer só comida
    A gente quer saída para qualquer parte"

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 16 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home