Horário de Brasília

terça-feira, maio 23, 2006

OPINIÃO - A orgia da informação

Por Carmen Gonçalves
A mídia está, a cada dia, mais entregue aos interesses de organizações criminosas. O quarto poder que rege as nossas vidas não se limita mais a vender roupas, marcas e bens. Hoje, a mídia traz para dentro das casas das pessoas grupos criminosos. Organismos como o PCC na capital paulista são cada vez mais responsáveis pelas imagens que invadem nosso dia a dia e eles sabem disso. Aprenderam, como nunca, a usar o espaço que a mídia tem para convencer e sensibilizar (ou não seria aterrorizar?) seu público, para propagar seus ideais criminosos, para fazer valer sua lei e seu poder paralelo. Os dias de guerra civil pelos quais passou a capital paulista, por exemplo, se transformaram, através do brilho da telinha, em verdadeiras ações cinematográficas de Hollywood. Já não me interessava mais a quantas andava o regime disciplinar do Marcola, o que importava mesmo era a viúva do PM reconhecendo o corpo. Não queria nem saber de Cláudio Lembo, queria mesmo era ver para quantos mortos tinha ido a conta. A mídia monta o picadeiro e os criminosos fazem o espetáculo. Isso é o que vende, é o que dá Ibope, é o que os veículos querem.
Os bandidos, estes sabem muito bem do poder que essas imagens possuem. Eles manipulam a todos e utilizam os meios de comunicação, impulsionados pelo apelo midiático das mensagens, para justificarem suas ações, para atuarem contra lei e tornarem-se compreendidos pela população. A opinião pública, que foi a principal vítima dos ataques, no caso de São Paulo, viu o episódio terminar e a cidade se acalmar, e tudo voltar a ser como antes.
Outro exemplo, mais batido, mas pertinente, o das Torres Gêmeas. Teve algum ser vivo neste mundo que não viu as imagens das torres ruindo, dos aviões explodindo, das pessoas correndo apavoradas? Não faço aqui restrição à cobertura da imprensa. O que eu me pergunto é: quem lucra com essa cobertura? A população ou os próprios grupos terroristas?
Numa rápida reflexão, talvez ajude: os grupos criminosos lançaram-se à popularidade como tais enquanto a população encolheu-se em suas casas à sorte de ataques como este da capital paulista.
Em junho deste ano, a rede de TV Al Jazira vai inaugurar a Al Jazira International, que já foi apelidada de CNN do terceiro mundo. A rede de TV de maior audiência no mundo árabe, vai espalhar escritórios nos lugares mais estratégicos para a rede de terrorismo de Osama Bin Laden, Washington e Londres, por exemplo. E mais, será falado em inglês.
Por acaso há alguma dúvida aí entre os leitores sobre quais interesses serão defendidos por este veículo? Aos desavisados vale lembrar que a Al Jazira é a porta-voz mundial da Al Qaeda.
Claro que é válida divulgação das mesmas notícias as quais temos acesso pelo Tio Sam expostas por outros pontos de vista e com outros enfoques. Isso gera uma certa democratização da coisa, o direito de divulgar este ou aquele fato passa a ser mais justo e abrangente. Outro lado positivo pode ser a concorrência pela verdade, o que pode garantir ao público uma chance maior de não estar sendo sempre manipulado.
Mas não sejamos infantis e ingênuos a ponto de acreditar que a Al Jazira International não servirá de instrumento de manipulação dos acontecimentos que certos grupos terroristas provocarem e não promoverá o favorecimento dos seus. Será que vale mesmo a pena?
A imprensa globalizada tem sido marionete e instrumento de controle nas mãos de pessoas com interesses bem longe de serem os coletivos, nos quais se pauta a tal função social do jornalismo. Muitos jornais, mas principalmente a TV, servem, em muitos momentos críticos para a humanidade, como representantes oficiais da orgia que as oligarquias donas da comunicação promovem com a posse da informação
.

2 Comments:

  • E o exemplo claro do poder na mao de pessoas descompromissadas com o bem social.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 23 maio, 2006  

  • Eu que (in)felizmente estava em SP na terça pude perceber como a TV realmente exagera.
    É claro que a situação estava muito sério mas, era notável o qunto a populaçao foi influenciada pelo sensacionalismo. Se não tivesse sido tão intensamente noticiado provavelmente muitas pessoas não teriam nem percebido.
    Muito do pânico gerado surgiu de "falsos ataques" invetados por pessoas afim de se aproveitar da situação. Como por exemplo, a falsa ameaça de bomba em um shopping center que gerou o fechamento de todos os outros da cidade.
    Temos um 4º poder muito perigoso atuando.E se não for bem utilizado poderá trazer influências catastroficas.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 23 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home