Horário de Brasília

segunda-feira, maio 22, 2006

CINEMA – Muita Fumaça pra Pouco Filme.

Por Peu Lucena
Filme decepciona desde os fanáticos até os meros leitores da obra de Dan Brown.

Decepção. A única palavra que consegue resumir toda a experiência de assistir ao Código da Vinci depois de ter lido o livro. Um best-seller que tinha tudo para virar um clássico, muito mais que um mero blockbuster, mas que teve sua versão cinematográfica totalmente distorcida.

Uma coisa é omitir – o que se torna necessário na adaptação de 400 páginas para 2 horas de enredo – outra, totalmente diferente, é inventar e amputar partes essenciais para a trama. A pressa para tornar o livro em filme levou o diretor Ron Howard a tomar decisões que desfiguraram completamente a alma da obra. O que era pra ser um filme de suspense, se tornou uma história com dois ou três sustos e aflições. A grande magia do livro, a ação gradual de Sophie e Langdom na busca por evidências e pistas que levavam a uma caça a o tesouro, foi resumida a fatos que eram cuspidos sem o menor caráter investigativo.

As incoerências são de revoltar aqueles que se deliciaram e embarcaram no excelente livro de Dan Brown. E não foi invenção aquela história de que os repórteres riram ao assistir à pré-estréia em Cannes, quem leu o livro ri ao ver as discordâncias.

Que história era aquela de Langdom ter caído em um poço quando criança? Quem disse que Feche era do Opus Dei? Onde foram parar os DOIS criptéx? A grande decifradora de anagramas não era Sophie? Que raio de pomba foi aquela que assustou Silas e mudou todo o rumo da história? Uma POMBA se tornou a peça chave para decifrar o majestoso Código da Vinci?

E esses são os erros mais gritantes que eu me lembro agora, existem centenas que pequenos outros detalhes que te fazem perder a fé na adaptação. Todos sabemos que essas adaptações de livros para filmes sempre deixam a desejar, mas tomando como base toda a expectativa e alvoroço feito sobre O Código Da Vinci, saímos do cinema com a nítida impressão de que foi muita fumaça pra pouco
FILME!

1 Comments:

  • Para os leitores do livro as coisas foram um pouco suprimidas deixando o filme a desejar.
    Mas, para quem não teve um envolvimento tão grande com a obra é uma das melhores opções em cartaz.

    A única coisa que me deixou relamente impressionada foi: Que Silas depois da gripe é aquele???
    No livro ele parece tão forte
    huhuhauahuha

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 23 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home