Horário de Brasília

sexta-feira, maio 26, 2006

CULTURA - AXÉ!

Por Suely Frota

Extremismo Religioso mais uma vez prejudica estruturas artísticas. Esculturas dos Orixás foram destruídas na prainha do Lago Sul em Brasília.

Nesta semana foram registrados mais casos de inflexibilidade religiosa com as esculturas dos Orixás encontradas na Prainha do Lago Sul. Desde o ano passado, tais obras vêm sendo destruídas e desrespeitadas pela população. Desconfia-se de que essas ações derivam de outras religiões, por existir uma aversão às seitas umbanda e candomblé. Sabe-se que essa não é a primeira vez que alguns religiosos se manifestam com essas atitudes. Quem não lembra do caso do pastor que chutou uma imagem referente à igreja católica?
No final do ano passado a imagem de Iemanjá, um dos orixás mais respeitados pelos seus seguidores, foi derrubada em plena virada de ano. Nesses atos não somente ela,mas quatro das dezesseis esculturas já foram depredadas. Pior do que destruir é não cuidar, e não se preocupar com a atual situação física das obras; o que fizeram os nossos representantes estatais. Esse ato de selvageria não causou nenhuma ação da parte do governo. A imparcialidade encontrada na estrutura política e social da capital chega a ser um tanto quanto ridícula. Esquece-se que essas esculturas foram “patrocinadas” pelo governo e que, o investimento das obras foram tirados do dinheiro público. Esses Orixás fazem parte do patrimônio cultural de Brasília. Devia partir do governo, pelo menos, alguma preocupação em punir os responsáveis por esse ato de vandalismo .
A secretária de cultura do GDF, juntamente com a Governadora Maria Abadia, tiveram uma posição taciturna dentro desta discussão. A Administração de Brasília que seria a primeira a levantar a bandeira da preservação das obras, foi a primeira que se recusou a qualquer tipo de responsabilidade na resolução dos problemas.
Infelizmente, a arte no Brasil ainda está na conquista pelo seu espaço. É deprimente o descaso do governo em relação a este vandalismo religioso. Não há nenhuma punição; o que só abre espaço, para que isso ocorra com mais freqüência. Não cabe a nós somente punir os culpados ,mas, principalmente, não deixar que isso aconteça novamente. Antigamente entre religião e arte existia certa conexão, havia uma maior interferência entre ambos. Mas agora estamos na era moderna e democrática, onde todos têm direitos. Sim a liberdade de expressão artística e religiosa.

6 Comments:

  • Isso joga na nossa cara o fato de não sabermos aceitar nem conviver com o DIFERENTE, o que não o faz pior nem melhor, o faz DIFERENTE!
    E esse é o barato do mundo, barato esse que estamos perdendo sem nos dar conta. Cortamos na própria carne, uma amputação, mutilação!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 26 maio, 2006  

  • vcs num atualizam mais?

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 29 maio, 2006  

  • Aproveitando a crítica do caro amigo anônimo, farei meu comentário:
    Cadê o vício pela novidade? Esse é um dos pontos mais importantes dentro de um veículo jornalístico; principalmente num ambiente cibernético! Novidade e credibilidade andam sempre juntas!! O Blog está com um conteudo bom, os textos estão a cada post com estrutura de um texto jornalístico.Atualizações já!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 29 maio, 2006  

  • Desculpem-nos pela falta de atualizações no final de semana e nesta segunda-feira. Mas a equipe esteve, nos últimos três dias, em reuniões e debates que visam a melhoria do blog.
    Agradecemos a compreensão.
    EQUIPE HB

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 29 maio, 2006  

  • Uma critica de boa qualidade. presença de gerundios no meio do texto as vezes empobrece a estrutura do texto, mas devo confessar que são poucos . Tratar de religião é sempre por "o pé na jaca", principalmente criticas, reclamações dentre outras coisas,então sempre muito cuidado.
    Tá muito opinioso, creio que deveria ser menos.
    é só uma dica
    um abraço
    Sucesso a todos

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 01 junho, 2006  

  • meu deus, que texto confuso! sem coesão... creio que falta leitura a nossa prezada Suely..
    bem..é uma crítica cheia de boas intenções...

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 05 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home