Horário de Brasília

segunda-feira, maio 15, 2006

A continuidade do movimento estudantil no UniCEUB


Foi marcada para esta terça-feira, 16, a próxima manifestação envolvendo os estudantes de comunicação do UniCEUB. Os resultados obtidos com a manifestação de quinta passada ainda estão em avaliação, segundo nos informou o Esquina, mas há a certeza de que os estudantes estão firmes e unidos.
Esta segunda-feira será de reuniões e aula para os alunos do bloco 12. O Esquina reivindicou para si a responsabilidade do movimento, “numa tentativa de organizar e ponderar as atitudes que serão tomadas daqui pra frete”, nos informou o Esquina. Desde sexta-feira, o DCE está fora do movimento por escolha dos alunos e do Esquina, pois seus membros geraram algazarra e baderna na manifestação de quinta passada, tornando o movimento desorganizado.
Na tarde de hoje, haverá uma reunião do representante do CACOS, Luis Filipe, estudante do sexto semestre de comunicação, com o advogado cedido pelo Sindicato dos Jornalistas, que apóia o movimento dos alunos. Será uma tentativa de reunir instrumentos jurídicos contra a ação do UniCEUB.
O CACOS juntamente com o Esquina tentarão uma ação judicial contra a reitoria para conseguirem colocar os jornais nas mãos dos estudantes. A coordenação do Esquina diz que pretende também redigir, com respaldo jurídico, um estatuto que forneça aos estudantes escritores do Esquina independência e autonomia nas suas publicações.
Há uma preocupação dos estudantes em geral de que esta nova postura irá dissolver o movimento e desinteressar os alunos. “Não é isso que irá acontecer. Vamos tentar agora enfrentar a reitoria de outra forma, mais inteligente. Já tentamos no grito e não deu certo, agora vamos fazer diferente.”, disse Suzane, aluna do sexto semestre e membro do Esquina.
Suzane nos disse ainda que os estudantes devem se preparar para a manifestação de amanhã, que será pacífica, mas nem por isso, deixará a desejar. “Sentaremos no chão da W4 e impediremos o trânsito novamente. Haverá mídias da cidade cobrindo também, será mais um esforço, mas, se preciso, não será o último.”Ela esclarece ainda que o coordenador Henrique Moreira continua no cargo e o professor Marconi também. A secretária que trocou os memorandos, o “engano” que levou o Esquina proibido para as ruas, já foi demitida. A reitoria abriu, nesta segunda-feira, sindicância para apurar quem foi o responsável por permitir que esta edição do Esquina fosse para as gráficas e depois, para o público.
(Foto: Alexandra Martins)

3 Comments:

  • Agoraim sim a maturidade esperada de um movimento estudantil! Fora aos arruaceiros!
    E com o apoio legal conseguiremos elaborar um estatuto que irá coibir qualquer tipo de atitude como essa!
    Continuemos a luta!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 15 maio, 2006  

  • Será que sai alguma coisa daí? Não sei não, essa reitoria é meio cabeça dura! 30 anos censurando e niguem fez nada, a instituição até se acomodou! Temos que ser mais determinados na proxima manifestação! Temos que agarrar com unhas e dentes a nossa causa e mostrar que somos diferenteS!


    Vamos a luta!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 15 maio, 2006  

  • Hoje, mais uma vez, temos de mostrar inteligencia e revolta... sem perdermos a razao....
    Temos de mostrar que nao abaixamos a cabeca...
    Temos de lutar por um futuro justo.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 16 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home