Horário de Brasília

quarta-feira, maio 17, 2006

Caso UniCEUB – REITORIA ACUADA!

A terça-feira foi marcada por mais uma noite de manifestações no campus do UniCEUB. Desta vez apoiados pelo sindicato dos jornalistas do DF, os estudantes se posicionaram do lado de fora onde se concentraram e panfletaram para os carros que circulavam na avenida. Equipados com um carro de som, os alunos discursavam e chamavam os estudantes de comunicação que resistiam em aderir ao movimento, principalmente os do curso de publicidade.
Em menor número, porém mais organizados, os manifestantes fecharam a w4 como forma de chamar a atenção da população para o absurdo cometido pela reitoria. Seguiram para o bloco do direito e terminaram a noite de manifestações no bloco 12.
-
Panorama
-
Especula-se que a reitoria, só agora, percebeu o tamanho do problema no qual se meteu quando censurou o jornal Esquina. Em reunião nessa terça-feira, o corpo acadêmico assumiu que não compartilha da decisão e das atitudes da reitoria, deixando-a ainda mais acuada. Espera-se agora uma maior abertura para o diálogo com a direção da instituição.
Porém ainda se mantém o pé atrás quando o assunto se trata de “cabeças na berlinda” e represálias aos estudantes e principalmente ao curso.

4 Comments:

  • não sei mesmo....
    o movimento enfraqueceu, isso é fato! esse negócio de agir diplomaticamente é desculpa pra justificar o q os próprios alunos não querem admitir: lutar contra os interesses econômicos de uma instituição sólida e respeitada como o CEUB sem uma estratégia, sem se cercar juridicamente e sem pessoas inteligentes e experientes é meio que dar murro em ponta de faca. Com esse estardalhaço todo a reitoria ganhou tempo, justificou-se perante quem tinha que se justificar e agora tanto faz como tanto fez liberar o jornal. Que já está velho. Que todo mundo já leu. Um ato simbólico? pq simbólico? pra quê, meu deus!!! por acaso garantirá que não haja mais violência contra o estudante de comunicação social? Cadê o aparato jurídico? Cadê o estatuto do esquina? Cadê a greve dos estudantes tão prometida? Cadê o centro acadêmico ?(alias, este aí é o próprio figurante).... "Ficar sem aulas não adianta"... ah e furar o movimento e trair os colegas vale, né estudantes de publicidade? Aliás, que vergonha foi a postura de vocês!!!!! falta de coleguismo, de espírito de equipe e principalmente, falta de inteligência!
    Fico muito triste ao constatar que o Advogado do Capeta estava coberto de razão! de que adianta esperniar e gritar aos quatro ventos palavras de ordem, se vcs mesmo não conseguem manter-se em pé? Espero, sinceramente, que tenha valido de alguma coisa, o que acho pouco provável... nem mesmo a melhora do curso foi questionada, pois os professores não levaram para sala de aula o assunto! "imagina, eu não posso ir contra a instituição"...claro, eu calo a boca pq é meu ganha pão! FUTUROS JORNALISTAS? HA HA HA
    faz-me rir.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 17 maio, 2006  

  • Nao seria tao estremista, o estardalhaco diminui, mas a justica foi acionada e as propostas de estatuto estao sendo avaliadas... quanto aos outros pontos, concordo.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 17 maio, 2006  

  • Realmente foi uma falta de coleguismo e até mesmo falta de vergonha que os alunos de Publicidades fez com os estudantes de jornalismo!! Não vi o porque disso, com essa quebra da manifestação perderam as forças! o que vai tornar um pouco difícil reerguer as forças dos estudantes! Não deixem que a razão de vocês seja jogada no lixo! Não deixem que isso aconteça!! Como o outro anônimo mesmo falou, FUTUROS JORNALISTAS?

    VAMOS JUNTOS SER O FUTURO DESSE CURSO MINHA GENTE!!!!

    ...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 17 maio, 2006  

  • E agora, José?

    Que o movimento está fraco, é fato. Aliás, nasceu fraco. Não pelo motivo - que é fortíssimo - mas pela já citada falta de foco e pelos imbecis de dentro do movimento...

    O que dizer do cara que chutou a porta de um carro que estava tentando furar o bloqueio na w4, até amassá-la, e gritou um "sai daqui gorda filha da puta" quando alguém foi reclamar com ele?

    O que se murmura nas manifestações é "opa, manifestação! Será que tem aula?"

    O outro no cantinho esboça um sorriso "tomara que vá até o segundo horário, tenho um seminário hoje..."

    E como se não bastasse a falta de foco, vocês ainda me vem com uma série de reinvidicações sem pé nem cabeça! Estatuto do Esquina, independência editorial? Querem que o jornal não passa mais pela reitoria? Pelo amor do Capeta, minha gente. Isso, convenhamos, é um pouco demais.

    O ataque tem que ser por outras vertentes. Pensem bem. A opressão toma outras formas o tempo inteiro. É tudo tão dinâmico - pq as formas de manifestação têm que ser importadas da década de 60? Apitos, faixas, até os gritos são os mesmos! A única coisa nova é o funk do carro de som.

    Falta estratégia.
    Sobram pessoas idiotas fazendo de vocês um trampolim político...

    E agora, José?
    O que o movimento conseguiu?

    ...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 18 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home