Horário de Brasília

sábado, abril 01, 2006

CRÔNICA - "Pega carona nessa calda de... foguete!"

Por Peu Lucena


Ele chegou! Depois de alguns meses com a cara estampada na mídia, algumas semanas sendo manchete nacional e alguns dias dando voltas ao redor da Terra, Marcos Pontes chegou à Estação Espacial Internacional. O Brasil é tomado por um sentimento raro, exclusivo de copa do mundo, o patriotismo. O orgulho toma conta da nação. "Nossa! Temos um brasileiro no espaço. Caramba, que tecnologia. Gente, a pesquisa brasileira está mesmo no topo!".
OK, acordemos. Sem tirar nenhum crédito do nosso nobre astronauta, eu terei o duro papel pessar algumas informações desagradaveis a respeito.
O Brasil recebeu a proposta de fabricar pequenas peças espaciais, e em troca Marcos Pontes seria levado ao espaço sem nenhum custo adicional, porém, sem investimentos em tecnologia e por descarada preguiça, nosso país desembolsou 10 milhões de Dólares, mais da metade do valor que seria gasto para produzir tais peças, além de milhões de concessões à Russia para instalações no Brasil. Ou seja, o nosso astronauta não foi convidado a ir para o espaço, ele pagou pelo seu assento, isso mesmo, ele não foi convidado pela "empresa", ele usou o vale transporte, como nós. Foi uma caroninha bem remunerada.
Você lembra quando, na escola, você fazia aquelas experiências de colocar planta no álcool, feijãozinho no algodão, ou coisas do tipo? Então, foi mais ou menos isso que Pontes foi fazer no espaço, experimentos que não representarão muito para a agonizante tecnologia brasileira.
Nosso país está querendo mostrar resultados à curto prazo sem pesar o custo-benefício de seus atos (aiai, isso tá parecendo ano de eleição). Não digo que sua ida foi inútil, não tiro a grandesa da coisa. Mas talvez devessemos olhar mais para nossa tostada e esquecida Alcântara, conciderada o melhor ponto de lançamento de foguetes de toda a América, de lá gasta-se metade do combustível que se gasta em lançamentos da Flórida. Talvez devessemos seguir o exemplo da Índia, que sozinha faz seu foguetes e satélites e os coloca em funcionamento com maestria. Por ondam os investimentos em tecnologia? A quanto tempo nao ouvimos boas novas eficazes e concretas a respeito?! Tudo bem, Pontes está no espaço, mas o que muda aqui embaixo?!
Tomara que a tecnologia seja vista no Brasil como uma prioridade, como algo necessário, seja um assunto popular, e não algo de outro planeta.

5 Comments:

  • Adorei o trocadilho!
    rsrsrs...
    tomara que nao seja tao PASSAGEIRO...

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 02 abril, 2006  

  • tudo bem que a forma que nosso astro/cosmonauta viajou...
    Mas também não dá para desvalorizar as pesquisas que ele está fazendo no espaço. Elas serão de grande utilidade nos projetos que estão sendo desenvolvidos.

    Quem sabe ele não plante uma semente de espeança e sonho no povo brasileiro e seja uma inspiração para nossos futuros astronautas.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 02 abril, 2006  

  • que assim seja!

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 02 abril, 2006  

  • Bom meu amigo o texto ta bom! Gostei, pena a falta de busca da midia por informação, hoje anda mais barato comprar informação das grandes empresas da midia mundial, antes de continuar queria colocar aqui o porque da minha reclamação sobre seu ponto de vista, moro em Moscou estudo na faculdade aqui, ja tive muitas oportunidades de conversar pessoalmente com o Pontes, se não me engano em duas das conversas falamos sobre os experimentos, e realmente 1 dos experimentos consiste em plantar 1 semente em 1 algodão, projeto que esta sendo desenvolvido junto a escolas publicas Brasileiras na busca de interesse do jovem pela ciencia.O projeto sera desenvolvido ao mesmo tempo pelo pontes e por escolas publicas em todo o pais, o Pontes tambem entrara em contato com essas escolas por video conferencia, fora esse projeto os outros consistem em desenvolvimento da area de medicamento, de alimentos, area de cotrole termico e desenvolvimento pra podermos melhorar nossos estudos da area de lançamento de foguetes espaciais! se voce se interessar eu acho que na AEB tem 1 livro que eles tão dando falando sobre todo o projeto eu ja ganhei ele, ve se eles tem como enviar ou algo assim, se não acredito que deve voltar jaja as informações sobre a viagem no site www.marcospontes.net, onde tambem havia descrição dos experimentos! Serio cara revolucione nossa midia corra atraz de informação! Sexta passada tive que explicar pra 1 jornalista da Radiobras quais eram os predios na praça vermelha :-(
    Abraço
    Isso é uma critica construtiva e uma defesa sobre o dinheiro gasto pelo governo!
    Rafael

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 04 abril, 2006  

  • Ok Rafael, obrigado pelas dicas, criticas sao sempre bem vindas.
    Procurarei me aprofundar no assunto apesar de ter deixado claro o respeito e o merito dado ao nosso Pontes. Nao concordo, contudo, com a politica brasileira que se baseia na tese de que "os fins justificam os meios".

    Um abraco

    Peu Lucena

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 04 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home