Horário de Brasília

terça-feira, agosto 08, 2006

EVENTO - Daspu é destaque do BSB Mix 10 anos!

Por Gabriela Rocha e Peu Lucena

Na edição comemorativa do décimo aniversário da feira de moda mais tradicional da cidade, a grife carioca Daspu impressiona os brasilienses com seu estilo direto e irreverente.

Um dos eventos pioneiros de moda de Brasília, o Bsb Mix, completou 10 anos este fim-de-semana, levando ao Pontão do Lago Sul suas bancas recheadas de peças feitas pelos estilistas da cidade.

O evento que já é famoso por dar oportunidade aos os novos talentos exibirem suas peças e se tornou, com o passar dos anos, um dos melhores locais para se comprar roupas diferentes na cidade. A feira inovou em sua edição especial com a presença da polêmica marca Daspu.

Revelada no início do ano, paralelamente ao Rio Fashion Week, a Daspu causou muito barulho por sua origem. A idéia surgiu de um grupo de prostitutas que, como as mesmas costumam dizer, “queriam fazer roupas pra batalha” e acabaram virando uma febre da moda alternativa, ganhando até visibilidade em alguns veículos especializados no exterior.

A idealizadora da marca, Gabriela Leite, concedeu uma entrevista exclusiva para o Horário de Brasília falando um pouco mais sobre o mundo da Daspu.

HB – De onde veio à idéia para a marca Daspu?
Gabriela Leite- Veio de uma idéia minha de ter um projeto sustentável, para fazer algo pelas prostitutas, no caso por nós, porque eu sou prostituta.

HB – Como é lidar com o preconceito, com o rótulo?
Gabriela Leite- Sempre existe o estereótipo da puta. Aquela mulher está vestida igual puta! Quem quer vestir roupa de puta? Por isso eu quis fazer algo que todos pudessem transar, algo que todos usassem. Assim discutindo o preconceito e até vendendo esta moda.

HB- Como o mercado de Brasília tem respondido a Daspu?
Gabriela Leite- Por incrível que pareça Brasília é nosso terceiro mercado, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Eles são bem receptivos a nossa moda, aos nossos desfiles malucos.

HB - Como anda a recepção da marca, após o estouro inicial no fashion rio?
Gabriela Leite- Imagine você, na época da copa nós produzimos mil camisetas escritas: “ser brasileiro não é para iniciante”, e com o número 69 nas costas, mesmo saindo antes da Copa sobraram apenas 20 camisetas. E agora com a coleção inteira e mais estruturada nós queremos nos expandir ainda mais, hoje já temos duas lojas em São Paulo, uma na Bahia, e duas no Rio, e estamos aceitando pessoas para vender multimarcas.

A nova coleção da Daspu, desenhada pela estilista Rafaela Monteiro, ex-estilista da grife carioca Gang, é toda inspirada no universo de caminhoneiros e borracharias. O desfile que aconteceu em Brasília seguiu o estilo irreverente, com modelos “não usuais” na passarela, todas se insinuando com caras e bocas e é claro, se divertindo muito. A atriz Marisa Orth encerrou o desfile fazendo gracinha para os fotógrafos usando uma das roupas da coleção de verão 06/07 da Daspu.
.
Muito mais que uma mera marca de roupas. Muito além de uma simples polêmica. A Daspu vem mostrar um retrato fiel e vitorioso de um país de discrepâncias. A prostituição ainda é vista com desconfiança. As meninas da Daspu quebram o gelo. O Brasil inteiro sussurra e ignora, elas gritam!

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home