Horário de Brasília

sexta-feira, julho 28, 2006

BOMBA! - Mais uma vez... CENSURA!

O Tribunal Superior Eleitoral censurou 360 mil exemplares de um periódico produzido por sindicatos e pela CUT. PFL e PSDB, encabeçados por Alckmin, foram os autores do ato de cerceamento.
Por Peu Lucena

Não! Essa manchete não é alucinação sua, e esse lead é o retrato mais cruel e pessimista da realidade da imprensa brasileira. Dessa vez não se trata de um jornal universitário, muito menos de reitores insanos. Agora estamos falando de candidatos à presidência que lançam o clássico cala a boca sobre a classe trabalhadora do país, deixam claro seus liberalismos hipócritas e dão uma lição de como fazer calar aqueles que incomodam.

A coligação “Por um Brasil Decente” (faz-me rir!)- PSDB/PFL - entrou com representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral contra a regional de São Paulo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) por conta da veiculação da primeira edição da Revista do Brasil. Munidos de argumentos hipócritas e oligárquicos, a turma conservadora convenceu TSE, que proibiu a distribuição e divulgação da revista por qualquer meio, sob pena de multa.

A revista em questão foi lançada em maio com o intuito de fazer chegar aos cerca de 360 mil associados desses sindicatos “informação apresentada sob a ótica dos trabalhadores”. O primeiro número trazia na capa o presidente Lula e uma matéria analisando os motivos que o levam a permanecer com a popularidade em alta, apesar da crise política do ano passado.

A dupla dinâmica (PSDB e PFL) alegava que a divulgação da revista seria prática de conduta ilícita, porque algumas das matérias supostamente visavam “ressaltar a suposta força eleitoral do atual presidente da República, ao informar que seu governo não desmantelou programas sociais e não privatizou direitos sociais e culturais” (por mais que odiemos o Lula, isso não é mentira!) segundo texto divulgado no sítio do TSE.

“A revista traz ainda matérias sobre comportamento, saúde, futebol, dicas culturais. Ou seja, não tem nada de eleitoreira e ofensiva”. Afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo.

Se o TSE parte desse princípio grotesco e descabido, e acima de tudo, se arma com argumentos mongóis e que desafiam a (pouca) inteligência do cidadão brasileiro, deveria também recolher de circulação revistas como a Época, Isto é, a nossa surreal Veja, além de 90% de todos os jornais do Brasil. Censurar um veículo de imprensa (aqui está o grande crime!) pelo fato deste veicular matérias políticas, é embarcar em uma nóia anormal de cinismo, é como querer prender todos os ingleses que tomam chá, os baianos que comem farinha, os políticos que roubam... vejam só! Um absurdo!

4 Comments:

  • Peraí, muita calma nessa hora.
    o TSE não censurou a revista, mas sim ornenou que fosse recolhida porque as matérias veiculadas eram contra a lei eleitoral vigente. Se for a Veja, a Época, a Carta capital, enfim, qualquer veículo sem vínculos declarados com partido político, não há nada demais em colocar o Presidente na capa e enaltecer a sua gestão, isso é livre. Agora, uma revista ligado à CUT, e logicamente ao PT, e que certamente é financiado por este mesmo, não pode ser veiculada! É uma maneira indecente de convencer, de maneira desonesta, eleitores indecisos das classe D e E. Logo, é um ultraje, é de lascar! Eu realmente não vejo o TSE como esta instituição cínica que a matéria colocou. Pelo contrário, a sua atuação tem sido, nestas eleições, a favor da democracia. Eu tive acesso a esta revista e à outros materiais que o PT, através da CUT e do MST, está distribuindo à população rural deste país (e que o TSE vem recolhendo), e te garanto: é um deboche!!!!! uma afronta social e moral.
    Ah, só mais uma coisa.... quem dera que a crise do governo Lula tivesse ficado lá no ano passado, como sugere o texto! Sendo crise algo transitório, não creio que estejamos falando da mesma coisa.....
    gostei do texto! provocativo.... ;)

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 31 julho, 2006  

  • "Agora, uma revista ligado à CUT, e logicamente ao PT, e que certamente é financiado por este mesmo, não pode ser veiculada!"

    Concordo com vc, em partes...
    O "logicamente", e o "certamente" me levaram a pesquisar mais sobre o assunto... ainda não encontrei provas irrefutáveis de que a revista é patrocinada pelo PT. Apesar de não ser ingênuo ao ponto de ignorar a estreita relação entre o partido e a CUT. Enfim, se resolvermos esquecer as ideologias e falarmos de FATOS, não me dou por convencido de que a revista seja comprovadamente do PT.

    Obrigado, se todos questionassem como vc... que bom seria!
    A intelectualidade deve ser massivamente exercitada... como vc o faz!

    Beijo,
    Peu Lucena

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 01 agosto, 2006  

  • Não acredito nas instituições do nosso país.Vejo a reforma eleitoral feita por esses tempos como indo de encontro a democracia e a alguns direitos contitucionais. Não vi a revista para dizer se está certa ou errada. Sem dúvida é pratica corriqueira de qualquer partido usar dos movimentos de base para se auto-promover, afinal, faz parte do jogo. Em certa medida concordo com Carmem Gonçalves.

    By Blogger Martins, at terça-feira, 01 agosto, 2006  

  • É Alckmin...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 09 agosto, 2006  

Postar um comentário

<< Home