Horário de Brasília

quarta-feira, junho 14, 2006

CARREIRA - O que você está fazendo?

Todos sonham com o sucesso profissional, uma carreira bem realizada, de preferência como um alto executivo de uma multinacional. Mas, o que você está fazendo para isso chegar?
Por Gabriela Rocha
Muitos jovens, principalmente os universitários, enxergam essa realidade muito distante do momento atual de suas vidas. Já que tudo só pode ser feito “depois da faculdade”. Mas, vendo exemplos na prática, sabemos que não é assim que ocorre, os maiores empreendedores do mundo começaram muitos novos, em suas garagens, com pequenos projetos, com o Bill Gates foi assim. A Microsoft, uma das maiores empresas do mundo, começou no segundo ano de graduação de Gates e que o tornou um dos homens mais poderosos que conhecemos, dono de uma marca que provavelmente nesse segundo você faça uso dela.

E é com esse espírito de se agarrar a ideais e fazer acontecer que sobrevivem organizações que, na mentalidade brasileira ainda não são tão conhecidas, mas, em países de primeiro mundo são a principal porta para o mercado de trabalho, as empresas Juniores .

Estas são pequenas empresas, geralmente com apoio de uma faculdade, onde estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos do curso e, principalmente, têm a possibilidade de liderar projetos, ocupando um cargo de gerência e entrando em contato com estes novos meios.

Um exemplo de organizações completamente geridas por jovens é a AIESEC, que em sua missão declara: a maior organização de estudantes do mundo, é a plataforma internacional para jovens descobrirem e desenvolverem seu potencial para agir positivamente na sociedade. Em Brasília, umas das cidades que a AIESEC está presente, projetos tão modernos como os de Responsabilidade Social Empresarial,que fazem parte do dia-a-dia destes jovens, e através destas iniciativas tentam trazer para o setor empresarial da cidade esta conscientização sobre a importância destas práticas em suas empresas.

Quer saber mais como se tornar um jovem empreendedor e dar este passo à frente em busca de conhecimento para prepará-lo melhor para o futuro?

AIESEC em Brasília
http://www.aiesec.org/brazil/brasilia/

CDT (Centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico)
Órgão da UnB que apóia as empresas juniores
http://www.cdt.unb.br/