Horário de Brasília

quinta-feira, maio 11, 2006

CASO UNICEUB - REITORIA SE CALA OBRIGANDO ALUNOS A SE MANIFESTAR

Vencidos todos os prazos estipulados, alunos organizam uma manifestação para reivindicar a liberação dos jornais censurados.
A apreensão dos 3 mil exemplares do Jornal Laboratório Esquina, em decorrência da matéria “Comigo é no popular”, que analisa os doze anos de governo de Joaquim Roriz, continua a causar revolta entre os alunos do UniCEUB.

Durante as últimas 48 horas os alunos tentaram diálogo com a reitoria da instituição, que se negou a dar qualquer parecer que reverta a desagradável situação.

Porém, os alunos não se calarão. Organizam para esta quinta-feira (11 de maio às 19 hs no bloco 12) uma mobilização estudantil, apoiada pela imprensa e pelo Centro Acadêmico. Os futuros jornalistas se manifestarão no fim da tarde com o objetivo de chamar a atenção e cobrar uma postura ética do UniCEUB, defendendo a premissa básica de um jornalismo sério: A liberdade de expressão.

E para agravar a situação surgem novas denúncias de precedente tentativa de censura. Fatos estes, ainda em apuração pela equipe do Horário de Brasília.

14 Comments:

  • Amanhã é o dia de mostrar se pretendemos ser submissos e alienados, ou dignos de sermos verdadeiros PROFISSIONAIS.
    Agradecemos desde já todo o apoio recebido pela imprensa e pelos estudantes. Fomos noticiados na rádio, na internet e principalmente no velho e eficaz “boca-a-boca”.
    Façamos valer nossos ideais, não vamos ser coniventes com essa barbárie, vamos reivindicar e clamar por LIBERDADE.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • amanhã e juntar os estudantes e mostrar que não desitiremos até uma resposta satisfatoria!
    Vamos lá galera!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • com certeza nao e a primeira vez que isso acontece... mas desta vez vai ser diferente...nao vamos nos curvar diante de tamanha tirania...
    somente se nos mobilizarmos derrubaremos todo e qualquer tipo de censura...
    Vamo nessa galera...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • A sociedade do espetáculo
    Mais do que os outros cursos, nós entendemos sobre a nossa sociedade do espetáculo. Nós a estudamos. Talvez seja por isso mesmo que conseguimos reproduzir o mecanismo com tamanha perfeição.
    É curiosa a revolta que o ato de censura - que não defendo, para avisar os mais aéreos - causa. Vocês têm milhões de coisas para se preocupar na faculdade de jornalismo, mas ninguém faz absolutamente coisa alguma. Só quando tocam na ferida dos jornalistas - o orgulho - é que vocês se mobilizam, procurando algo mais direto para lutar contra.
    Aí o movimento vira uma farra: um querendo promover a carreira política em cima, o outro tentando aparecer como líder, um outro fazendo camisetas, mais alguns querendo colocar apito na boca e fechar avenida... Vocês não têm criatividade? Virou um show!
    A reitoria não precisa se manifestar, nem fazer nada para acabar o movimento. Vocês estão fracos, sem foco, e acabarão com tudo com esse jogo de vaidades...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Muito me espanta, não só o ato de desrespeito impetrado pela reitoria do Uniceub aos alunos e aos princípios jornalísticos, mas, principalmente, a reação proposta pelos alunos e pelos não-alunos. As reinvidicações prendem-se a um mero "pedido de desculpas" pela diretoria da instituição. Encarem a verdade: o Uniceub não publicará a reportagem, não pedirá desculpas, não mostrará a cara, não mudará o modo praxis de se ensinar jornalismo. ESQUEÇAM O UNICEUB. LÁ NÃO SE FAZ JORNALISMO. PROCUREM OUTROS MEIOS DE PUBLICAR REPORTAGENS!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • mafaldo, vc é o cara!!!!!!!!!!
    adorei....
    mas, infelizmente (ou não), não resistiremos ao protesto! ao menos isso podemos?
    q sirva para unir os estudantes, conscientizar os alienados, fortalecer os q já estão convictos.... posso estar errada, mas julgo super válida toda essa manifestação!
    o advogado aí em cima nos julga sem foco... em parte, sim, estamos... o protesto não é por baderna, nem pra colocar novamente o jornal na rua, todos já o leram! é para fortalecer o nosso curso, o que vamos ganhar é isso! a reitoria que se foda.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Cara Carmem,
    obrigado pelo elogio. No entanto, endorso completamente a posição do referido advogado....
    Sugiro uma linha editorial para as próximas gerações do esquina já que na minha ocorreu este estupro ediondo.
    Sugiro que as pautas sejam cobertas com sangue e suor, sem meias palavras, sem vozes aveludadas e prestação de serviço de utilidade privada. O nosso compromisso é com o cidadão, aquele desdentado, subnutrido ideologicamente, que diz sim aos impostores...
    Talvez essa seja a única forma realemente válida de protesto. São palavras do Henrique: "Temos que criar mecanismos de controle". Leu isso? Este é o discurso da diretoria. Você, ao chegar no sexto semestre, quer ter a sua reportagem censurada dessa forma?!?
    " PARAR O TRÂNSITO - OBSTRUINDO CIDADÃOS -, FAZER CAMISETAS, GRITAR NA PORTA DA REITORIA, ENTRE OUTRAS AÇÕES, NÃO TERÃO A MESMA CAPACIDADE BÉLICA DO QUE A RESISTÊNCIA NAS REPORTAGENS.
    As ensurdecedoras palavras escritas são mais eficazes que os nossos silenciosos gritos

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Concordo plenamente...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Ora, ora, alguém tem dúvidas de que os únicos interessados em realmente clamar contra a censura são os alunos atingidos do Esquina? No protesto de ontem tinha gente tirando proveito desse circo particular de todas as formas. Aqueles projetos de ACM que tomaram conta do C.A. claro, não perderam a oportunidade de fazer sua política barata. "Abaixo à censura! Votem Caramurú nas próximas eleições!" Como poderemos denunciar os aproveitadores do serviço público se não temos malícia para enxergar os meninos do CACOS montando nas nossas costas, usando nossas causas para barganhar poder junto à reitoria e coordenação?
    Mas Luiz Philipe e seus macaquinhos amestrados não eram os únicos ontem que não estavam interessados nos problemas éticos apresentados por aqueles que nos formam. Os professores, impossibilitados de partir em defesa dos interesses do curso de comunicação, já enxergam as vantagens da confusão: quem sabe com isso tudo não conseguimos enfim tirar a rádioweb do papel? Eles devem querer fazer um agrado depois que tudo se acalmar, né?
    A censura é mais grave agressão que sofremos dentro do UniCeub. Mas não é a única. E no fim, todos fazemos o tipo "mulher-de-malandro". Apanhamos na cara dessa reitoria mercenária diariamente, somos lesados em qualquer posição que assumamos: clientes, alunos, cidadãos. E como nunca nos levantamos para exigir o que é obrigação de uma instituição de ensino nos oferecer, cada vez somos lesados mais seriamente. Essa censura é só o reflexo, a conseqüência da nossa frouxidão. Quem muito abaixa mostra a bunda meus caros.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 12 maio, 2006  

  • Parece brincadeira que até mesmo dentro de uma instituição onde o Jornalismo é ensinado haja tamanha barbárie. Estudo em outra instituição, não muito diferente, e percebo que a cada dia a voz dos estudantes é abafada em nome da "ordem ditadora". Quando viajo para outras capitais a primeira coisa que ouço é: o que há com os jovens de Brasília? Não há manifestação contra o que ocorre por lá, sobre a corrupção etc... Eis uma pergunta que não tenho resposta. A verdade é que somos coagidos desde a universidade a nos calar, nos conformar com as ordens. É o famoso lema: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
    Não se calem. Não deixem que nada e nem ninguém os tire o direito de liberdade de imprensa. Só atentem para as diretrizes do jornalismo público, da boa apuração baseada em fatos consistentes e escolham boas fontes. Em vésperas de eleições todo mundo anda armado, egos e vaidades à flor da pele. Análises sem argumentos concretos são alvo fácil, e cá entre nós, o negócio é de "peixe grande". Sei que não é fácil, mas façam o possível, dêem o seu melhor.
    No mais, boa sorte. Esse mundo é mesmo assim, cada um por si e Deus por todos (que bom que ele é por nós).

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 12 maio, 2006  

  • ficar só no oba oba será motivo de vergonha para os estudantes. existem mecanismos jurídicos dos quais podemos no cercar. Ontem, comversando com uma colega de curso, q participou ativamente da manifestação, foi falado sobre a necessidade de formulação de um regimento para o Esquina. Pode pareceer ingênuo, como eu mesmo achei no começo, mas a reitoria pode sim vir a aprovar um documento redigido pelos alunos, com participação ativa de professores ou alunos do direito, por exemplo. Algo que impute sobre nós, unicamente, as responsabilidades sobre qq texto veiculado ali. Nossa reitoria é composta por mercenários, eles simplesmente não concebem que nós, alunos, fomos afrontados. Eu vejo essa saída para o Esquina. Pressionar e pressionar e lutar para fazer o jornla do nosso jeito.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 12 maio, 2006  

  • no que que deu a manifestação???

    tem coisa tao absurdas que a gente quase nao acredita

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 18 maio, 2006  

  • nao desistam.
    Como disseram ali em cima, e eu gostei bastante "o ceub vai ter que engolir"

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 18 maio, 2006  

  • Interesting site. Useful information. Bookmarked.
    »

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 21 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home