Horário de Brasília

quarta-feira, maio 10, 2006

BOMBA! - MORDAÇA NO CAMPUS DO UNICEUB!!!

Contrariando o discurso acadêmico, reitoria do maior centro universitário de Brasília aprova e promove a censura retirando de circulação 3 mil exemplares do jornal universitário.
Horas antes de ser distribuído pelo campus do UniCEUB o Jornal Laboratório Esquina, há mais de 30 anos feito pelos alunos do sexto semestre do curso de jornalismo, foi recolhido por ordem da reitoria por publicar uma matéria que vai de encontro aos interesses políticos dessa instituição, segundo apurou nossa equipe.

Contrariando todo o seu discurso do livre pensar, tal instituição provocou a total desordem entre seus alunos, de modo que ao perceberem o ato tirano na universidade ficaram perplexos. Muitos deles sem nem mesmo serem capazes de medir as conseqüências de tamanha violência.

A matéria intitulada “Comigo é no popular!” (link) relata e analisa a estratégia duvidosa usada pelo Ex-Governador Joaquim Roriz durante os quase 12 anos em que esteve no GDF, se referindo à sua política popular e o quão prejudicial ela foi ao DF. Especula-se que a matéria em questão passou despercebida durante uma vistoria aplicada pela reitoria a todas as matérias pautadas para o jornal, e foi dada a voz de recolhimento imediatamente ao se constatar que o mesmo portava tal conteúdo. Conteúdo este que, supostamente, feriu os interesses políticos da instituição.

Indignados, os alunos emitiram uma carta de esclarecimento e apoio à população (link), e um documento à reitoria da universidade pedindo esclarecimentos a respeito do caso. Até a noite dessa terça-feira não havia sido divulgada nenhuma nota de esclarecimento pela reitoria. Os alunos ainda esperam uma resposta e a devolução dos 3 mil exemplares apreendidos. Foi estipulado um prazo de 24 horas, que se encerrará às 18 horas desta quarta-feira, para que a reitoria, até então omissa, manifeste-se.
Para ver a matéria do jornal na íntegra e a Carta do Editor:
Matéria (parte 1)
Matéria (parte 2)
Carta do Editor

22 Comments:

  • Absolutamente revoltante! É só isso que tenho a dizer!
    Vamos lá pessoal. Não deixem isso barato. Divulguem o máximo possível!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Patetico... simplesmente patetico... mas nao para por ai... muita agua vai rolar... cruzar os bracos, JAMAIS!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Ae galera nao podemos ficar parados... Temos que nos unir... juntos poderemos por abaixo todo e qq tipo de censura! que, por sinal, nao deveria existir... ainda mais num campus universitario e de forma tao petetica...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Não há democracia sem voz.
    Uma imprensa muda compromete à democracia. Mordaça nunca mais é uma bandeira que deve estar sempre no topo do mastro; nunca a meio pau.
    Existem hoje várias ferramentas para fazer "barulho". Se no passado a comunidade jornalística, sem o mínimo de condições, driblou os censores hoje ninguém pode nos emudecer. Cruzar os braços neste momento é virar as costas para uma história de luta. Não importa se você está no início do curso ou se é macaco velho de carreira, se escreve bem ou mal, o que importa é que com inteligência e criatividade não deixemos apagar a chama interna que nos move em direção à liberdade. Somos SENHORES de nossos atos, protagonistas do processo democrático. A universidade deve ter como horizonte normativo à formação e não a deformação dos sujeitos sociais.
    As instituições estão cada dia mais “vendidas”, “mercantilizadas” e é nosso dever cidadão mostrar seus acidentes de percurso.Devemos lutar sempre, esmorecer às vezes, mais desistir... JAMAIS.
    Patrícia Leite

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Lei da mordaça nunca mais!!! vamos nos manifestar galera, nós não podemos nos calar com tamanho absurdo! Vamos dizer NÃO A CENSURA!!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • E eu que pensava que isso nunca aconteceria, numa instituição, que muitas vezes nos falta algo pra poder pagar! E como disse meu amigo Peu, o cliente tem sempre a razão, vamos lutar por nossa libertade de expressão. Hoje são nossos amigos do 6º semestre, amanhã poderá acontecer conosco. É frustrante...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • bom, isso é engraçado, eu soube
    que o povo do ceub costuma se
    mobilizar contra os aumentos
    ilegais da faculdade e atitudes
    do gênero!

    parece que a
    universidade está começando a se
    incomodar com a perspicácia dos
    alunos, cerceando seus veículos
    de expressão e mobilização!

    não permitam!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • absurdo, revoltante, ridículo, contraditório, infantil, bizarro, egoísta, mentiroso, e quantas coisas mais quiserem nomear este fato! não podemos aceitar tamanha violencia, não devemos compactuar com essa afronta a nossa condição!!!!! esta reitoria por acaso acha q está lidando com moleques? ou seria com palhaços? vamos partir pra cima e mostrar pra eles!!!!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Isso é um absurdo!!!!! Não é possivel!estão nos tirando o direito de se expressar...A reitoria deve uma explicação imediata aos alunos da instituição.
    É uma violência aos nossos direitos!Liberdade já!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Se alguém puder me mandar essa matéria, eu a publico na íntegra no meu site.

    By Blogger Alexandre, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Turma,

    ontem (09/05) soube que haveria uma serie de manifestações e atos devido a censura.

    Gostaria de saber se alguem sabe algo a respeito porque me coloco a disposição de tirar fotos e gravar os atos.

    araços
    Alexandra Martins

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 10 maio, 2006  

  • Um absurdo isso. Que universidade é essa que possui a CENSURA como uma disciplina? O que está acontecendo é tudo o que nós devemos condenar. Isso não pode ficar assim!

    By Blogger Michel Toronaga, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • A sociedade do espetáculo
    Mais do que os outros cursos, nós entendemos sobre a nossa sociedade do espetáculo. Nós a estudamos. Talvez seja por isso mesmo que conseguimos reproduzir o mecanismo com tamanha perfeição.
    É curiosa a revolta que o ato de censura - que não defendo, para avisar os mais aéreos - causa. Vocês têm milhões de coisas para se preocupar na faculdade de jornalismo, mas ninguém faz absolutamente coisa alguma. Só quando tocam na ferida dos jornalistas - o orgulho - é que vocês se mobilizam, procurando algo mais direto para lutar contra.
    Aí o movimento vira uma farra: um querendo promover a carreira política em cima, o outro tentando aparecer como líder, um outro fazendo camisetas, mais alguns querendo colocar apito na boca e fechar avenida... Vocês não têm criatividade? Virou um show!
    A reitoria não precisa se manifestar, nem fazer nada para acabar o movimento. Vocês estão fracos, sem foco, e acabarão com tudo com esse jogo de vaidades...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Realmente nao quero acreditar que voce seja um jornalista, mas o que voce sugere, meu nobre leitor?
    Se estamos no caminho errado, nos mostre um caminho certo e intelectualmente coerente!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Pois pasme - sou jornalista!
    Sou alguém com uma opinião diferente (nem melhor, nem pior) e por isso não quer acreditar?

    Que ironia - cadê a liberdade de expressão?

    Você não pode acreditar, mas estou do lado de vocês, assim como a revolução samurai no Japão acreditava piamente servir o Japão.

    Eu desconstruo, ataco pontos fracos e provoco a reflexão (ou vai me falar que não existe nada de verdadeiro em minhas acusações?)

    O movimento está sem união; está cheio de pessoas querendo aparecer; e está sem foco. Vocês não sabem o que querem fazer, nem o que querem de consequência. Só sabem que querem protestar contra a censura.

    Abraços.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Sejamos menos dramáticos, nobre leitor. Primeiro lugar, discordar do seu ponto de vista, de maneira nenhuma, consiste em coibir a liberdade de expressão. Ambos estamos em um espaço democrático, e ambos defendemos nossas idéias sem nenhuma forma de coerção.
    Sei do que se refere quando fala de “promoções políticas” e personagens exibicionistas. Porém, mais uma vez, a liberdade de expressão, de forma alguma, pode selecionar quem participará ou não de um ato de protesto como este.
    As suas instruções realmente procedem, um movimento não se faz se não houver foco, um objetivo a ser alcançado. E esse objetivo existe.
    Não estamos fazendo esse estardalhaço pela sede de ler mais uma matéria que critique nosso Ex- Governador. Todos já leram, e realmente, se trata de mais uma matéria crítica sobre o tal. Se questiona a postura, procura-se uma explicação lógica, uma satisfação que seja, uma ética. Queremos conhecer a identidade da instituição que nos instrui, sem máscaras. Queremos um curso digno. Não bastam todos os estereótipos e lendas carregados pela profissão? Queremos o Ceub do nosso lado, construindo aos poucos nosso curso. E não a contradição de discurso da qual somos cobaias.
    Abraço.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Advogado do capeta,
    caríssimo, eu sou uma das pessoas fundadoras deste site, estudante do segundo semestre desta mesma faculdade (segundo!!!!), e tenho covicção da minha carreira de jornalista e, modestamente, dou meus pulos no mercado. Estou no começo do caminho e sou muito, muito agitadora e nervosinha, e não acho isso necessariamente uma boa... mas tenho plena consciencia politica, assim como meus colegas, e inclusive, tenho certeza q vc não nos conhece. Portanto , não fale coisas q vc não sabe, tais como "vcs não sabem o que querem". Faça o seguinte: apareça no CEUB hoje, nos procure e veja se o movimento está tão tristemente organizado assim... procure se informar antes de nos julgar como estudantes! ou melhor, só pq somos estudantes... caro, precisamos nos familiarizar logo com a cultura profissional que vcs, futuros colegas, tanto de orgulham (ah, professor Sérgioooooo !!!!!).
    De qualquer forma, obrigada pelo toque, eu entendi a sua forma de pensar e vc está de parabéns por tentar colocar nossos pés no chão! entretanto, não queira nos colocar freios, ou denegrir nossa vontade de lutar por termos nos sentido violentados, pois somos nós os escritores do Esquina.
    Abraço e sempre q puder apareça por aqui, já percebi q sua opinião pode nos ajudar neste processo de formação profissional!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Carmen,

    Que curioso. Como você pode ter certeza que eu não conheço vocês? Que certeza frágil, a sua.
    Posso até ser um colega de sala seu, que tal? É impossível?

    Conheço as pessoas do movimento melhor do que você imagina, talvez por eu mesmo ser do movimento... Talvez eu os conheça melhor do que você. Quem sabe?

    E continuo afirmando: vocês não sabem o que querem. Querem fazer barulho... Mas, sabe como dizem... "Fogo de palha"... As estruturas do jornalismo - a verdadeira desgraça - não estão sendo questionadas.


    Caro anonymous,

    Não estamos falando de seleção, mas de foco. Objetivo. Que aliás, eu acho que o movimento carece do mesmo, coisa que você discorda. Pois bem...

    O próprio foco se encarregaria de tirar o espaço de intelectualóides oportunistas, uma vez que com objetivo, o movimento não daria vez para demagogia e vaidade (só se estes forem os objetivos).

    Bom, parece que o objetivo do movimento então é a construção de um curso adequado.

    Mas:
    Será que é o objetivo de todos (ou da maioria) que participam?
    E pq esperar a censura para agir?


    Abraços

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • A política de ensino do UniCeub é "Façam o que eu digo, não façam o que eu faço" Eles ensinam ética e liberdade de expressão e logo em seguida censuram e calam seus alunos. E assim nascem mais profissionais frustrados...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • caro, então estás conosco?! mas isso é ótimo!!!!! pessoas realistas ao lado de ingênuos...seria esse o caso?
    aponte as mancadas, nobre!!!!
    nos ajude então a fazer o movimento do jeito q deve ser.
    Abraços!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • Advogado,
    Uma coisa que temo é um dia ter vergonha de dizer que estudei e me formei pelo CEUB. De estar em uma instituição repleta de alienados, em que as decisões são simplesmente impostas aos alunos. Não estou aqui pregando a anarquia jornalística nem o fim da famosa linha editorial, longe de mim. Prego o diálogo, a liberdade e a construção de um curso em parceria com a universidade.
    Agimos agora, porque só agora fica gritante o descaso e a tirania dos nossos "superiores". Fica mais que claro o paradoxo e a demagogia pregada. Porque uma coisa é o fato de existirem coordenadores e editores que decidem se determinada matéria entrará ou não no jornal, outra coisa é o fato de tais coordenadores e editores aprovaram a matéria, aprovarem a publicação, e ela ser simplesmente apreendida, neste caso pela reitoria, por interesses particulares e políticos. Estamos na linha do fogo cruzado.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 11 maio, 2006  

  • O Blog do CACOM da UnB está do lado dos estudantes do UniCEUB e já divulga o ocorrido. Confiram o editorial de domingo sobre esta situação.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 13 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home