Horário de Brasília

quarta-feira, abril 26, 2006

ATUALIDADES - A bina do Orkut

por Gabriela Rocha

O assunto de mesa de bar, fila de cinema, primeiro horário de aula, desta semana foi à nova ferramenta lançada pelo orkut.
O site de relacionamento que vem sendo amplamente discutido por sua inovação e principalmente por difundir tão largamente o voyeurismo surpreendeu, mais uma vez, ao colocar no ar um sistema que dá a seus usuários a opção de saber quem foram às pessoas que visitaram a sua página na rede. Acabando com a pseudoprivacidade que ele trazia ao dar a liberdade do usuário “espiar” a vida de alguém sem que a mesma saiba.
Já que, para ter esse privilégio de saber quem visitou o seu perfil você autoriza ao banco de dados divulgar os perfis que você visitou - funcionando como uma espécie de bina telefônica - causou em seus usuários mais ávidos o trauma do dia anterior.
Segundo depoimentos de fontes (que preferem permanecer anônimas para preservar sua privacidade) no momento em que descobriram a ferramenta, fizeram uma revisão mental dos últimos perfis vasculhados para avaliar quais foram às pistas de suas loucuras, antes encobertas pelo orkut, que foram reveladas. Imaginem quantas ex-namoradas estavam visitando o perfil da atual, quantos “paqueras” estavam checando os últimos movimentos de seu (sua) interessado (a), quantos rolos, crises de ciúmes foram causados por essas pequenas incursões as vidas alheias.
Após o stress do primeiro contato passou-se ao dilema de saber ou não saber quem o visitou, sem esquecer, é claro, que os outros também saberão por onde você andou espiando. Como revelaram minhas pesquisas, essa foi uma iniciativa que já nasceu sem muita esperança de durar já que pelo menos 80% dos meus entrevistados (*) desabilitaram o sistema e voltaram para sua anônima vida de espião.
Pode ter sido uma pequena futilidade, uma iniciativa que não durou muitos dias, mas deve ser notado pela grande estratégia de marketing de seu dono, o servidor Google, que sacudiu as estruturas de um sistema que aos poucos começa a ficar obsoleto e perder espaço para outros similares mais modernos como o myspace.

(*) todas as entrevistas foram feitas informalmente com depoimento de muitos amigos desesperados após descobrirem o que o Google tinha aprontado. Ah! Pode me incluir nessa!


CONFIRA AS "NOTAS QUENTES" PUBLICADAS A QUALQUER MOMENTO PELA EQUIPE HB, ACESSE:
As últimas do HORÁRIO

4 Comments:

  • Realmente eu ainda nao sei se ha um limite para tal voyuerismo, e ate que ponto isso pode mudar a forma como as pessoas se relacionam...
    meu unico medo e a velha e preocupante pratica da esteriotipacao....
    Quando pre-definimos e pre-cenceituamos as pessoas perdemos a chance de se surpreender com elas...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

  • Ha... e que a equipe HB esteja preparada para os proximos 2000 acessos!!!
    SUCESSO!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

  • Cara, eu penso q eles estavam fazendo isso por um leve arrependimento, q tiveram de expor nossas vidas assim...Eu ainda acho q fizeram isso, por conta do caso das cenas de sexo q estão rolando no orkut (pobre menina), mas no caso dela, nem vale a pena ter esta tal bina, jah q sao tantos... Mas no "nosso" caso, um estranho a mais q lhe visitar, vc automaticamente vai la´xeretar tb!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

  • A galera ta mesmo de parebens pelos 2000 acessos e pela qualidade do Site.
    Mas ja sinto falta dos textos da Carmen Goncalves.
    Sempre com a critica e a informacao no equilibrio certo.
    PARABENS e
    Volta Carmen!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home