Horário de Brasília

segunda-feira, abril 24, 2006

CRÔNICA - Só de sacanagem!

Por Peu Lucena

Foi-se o tempo do tapa na cara. Tenho pra mim que o cidadão brasieliro não suporta mais os ponta-pés no estômago, as punhaladas nas costas, na nuca, nos olhos, etc.
A impressão é que estamos todos em um daqueles navios vikings, é, aqueles em que os comandantes ficam no local mais alto e refinado da embarcação, dando ordens, dançando, comendo pizza (pizza?), e decidindo por conta própria que rumos a reles embarcação irá tomar. Nos porões, centenas de escravos se enfileiram em enormes bancos e movimentam enormes pedaços de madeiras que empurram o navio. Isso mesmo, os escravos são, resumidamente, o combustível da louca embarcação. São eles que a fazem se mover, e são amestrados para isso (alguma identificação?! vai confessa, tá se vendo aí neh?)
Enfim, esse louco navio cordena e sincroniza os movimentos desses escravos. Somos todos levados por uma força maior, quase sobrenatural eu diria, a sermos coniventes e de certa forma, a sermos até aprendizes de capitães.
Pra quem ainda não sacou, vai uma prévia: fomos deseducados para aceitarmos e sermos como os podres que nos governam (Doeu?). No Brasil não procuramos saber quem é o dono de um cordão de ouro achado no chão, limpamos logo a nossa conciência:"achado não e roubado", quando damos uma nota de 5 reais e recebemos uma de 10 de troco, já pensamos: "opa, saí no lucro". Uma criança se acabando de chorar em um shopping e a mãe fala: "meu filho, se eu te der um super-brinquedo você cala a boca?"
E é daí que nasceu a minha revolta. Só de sacanagem eu serei honesto. Tenho a plena certeza do ônus que me cairá. Serei taxado de idiota, babaca, bundão. Deixarei de ganhar muito, mas muito dinheiro por causa disso. Mas só pra ter o gostinho de ver a cara dos corrúptos ao ver que não caí no conto deles. Vou receber o que me cabe e pagar o que eu devo. Só de sacanagem contrariarei todos os princípios do meu país, a cultura do meu estado, da minha cidade e até da minha família.
Não serei a ovelha negra - porque pode soar racismo - nem a desgarrada - porque afinal de contas ainda vivo nesse país.
Só de sacanagem entreguei hoje as chaves do meu carro à um reles mecânico. Ele entrou no meu carro, me olhou desconfiado e pediu os documentos do veículo, e eu, só de sacanagem dei. Ele me disse que levaria o carro para a oficina e me devolveria duas horas depois, concertado. Minha garantia? A confiança. Eu não conhecia, e ele ainda me disse que só estava no emprego a dois meses, mas, só de sacanagem eu me fiz de morto e o vi dobrar a esquina sorridente, de posse do meu carrinho. Ele dedevolveu o carro como o combinado, disse que trocou uma peça lá e me cobrou 150 reais. Diante os meus conhecimentos em relação a motor de carro, e mais uma vez só de sacanagem, eu paguei. Só pra ele ver que eu sou bundão, só pra ele ver que não sou ladrão.
E pensei: só de sacanagem serei uma ovelha justa, só de sacanagem serei um bonzinho. Só pra sentir o gostinho de ser um rebelde nesse país de alienados.
Só de sacanagem!


CONFIRA AS "NOTAS QUENTES" PUBLICADAS A QUALQUER MOMENTO PELA EQUIPE HB, ACESSE:
As últimas do HORÁRIO

5 Comments:

  • Ha certos valores que ja vem de berco, mas a honestidade e' o mais dubitavel de todos... honesto? todo mundo e', mas agir com honestidade? ha', isso ai jah eh outra coisa....

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 25 abril, 2006  

  • Amigo!
    Mandou bem!
    Infelizmente a nossa realidade é essa mesmo! Vivemos num mundo de faz de contas! Não é a toa que dizem por aí que o mundo é feito dos espertos...
    Quem sabe um dia isso muito né!?
    Por enquando eu, você e mais alguns continuaremos sendo taxados de bobos, babacas etc etc etc
    Beijo!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 25 abril, 2006  

  • Simplesmente perfeito, simplesmetne verdade e mais simplesmente ainda o que todos precisam ler!É isso aí Peuzinho!Mandou bem mano...esse é o "retrato escrito" do mundo em que "sobrevivemos"!!
    Beijos

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 25 abril, 2006  

  • A verdade as vezes encomoda... mas, na pior das hipoteses, nos acorda!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

  • Que assim seja Paty.
    Nao podemos mudar um comeco vergonhoso e deturpado, mas, se a gente quiser, da pra mudar o final dessa historia!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 26 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home