Horário de Brasília

quarta-feira, março 15, 2006

POLÍTICA – Anacrônico falar em democracia

Por Carine Roos


Depois de uma longa entrevista à revista semanal inglesa "The Economist", como sempre, Lula deixa a sua máxima, diz que a democracia está consolidada no Brasil. Permito-me aqui fazer a minha emissão, nunca vivemos, de fato, numa democracia.
Ainda hoje ecoam as marcas do golpe de 64 e a dita redemocratização, cairia muito bem aquela famosa expressão, foi só para inglês ver, ou melhor, ouvir.
Não é difícil até para um leigo no assunto entender que com um país tão desigual, marcado na alma do povo os vergões que ainda um passado escravocrata traz e uma mídia que anestesia e entorpece os sentidos dos cidadãos é anacrônico falar em democracia.
É anacrônico falar em democracia quando partidos representam instituições consolidadas de poder e não interesse dos cidadãos.
É anacrônico falar em democracia quando ainda coronéis se portam como donatários de terras e exercem ainda o famigerado voto de cabresto, arrebanhando um considerável contingente de pessoas carentes das mais diversas necessidades.
É anacrônico e soa a uma certa hipocrisia vendar os olhos a uma série de necessidades às quais o país sofre como fome, educação, saneamento básico, segurança, moradia.
Estamos às vésperas de eleições e sabemos que é ingenuidade pensar que mudanças substancias ocorrerão, seja um PT ou PSDB no poder.
Não, não, nunca tivemos uma democracia consolidada, ou então essa palavra se esvaziou de valor e de seu sentido original.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home