Horário de Brasília

terça-feira, setembro 19, 2006

. DE VISTA - Viver de aposentadoria no Brasil...

Por Priscila Sousa
,
Chega a época da aposentadoria, todos acham que é tempo de descansar mais a realidade não é bem essa. Ótima frase, perfeita neste momento “Somos brasileiros e não desistimos nunca”, ótima interpretação: é lógico que não podemos desistir, temos que trabalhar até ficarmos sem todos os dentes. Muitos acabam passando fome, assim ficando sem dinheiro nem para fazer a dentadura. E depois, o governo federal coloca hipocritamente nos seus comercias, que os brasileiros são corajosos, trabalham a vida toda e não desistem, quer dizer, não podem desistir. Idosos que vivem do lixão, de vender balas em parada de ônibus e não têm direito de se aposentar.

Em julho foi aprovada a medida provisória, que aumenta em 5 % as aposentadorias.Quanto dinheiro, não?! Por que os aposentados da câmara federal, legislativa e outros meios governamentais ganham até 14 mil reais de aposentadoria? Será que um gari, um professor da rede publica trabalham menos, por isso tem aposentadorias tão baixas? Respostas que a era capitalista e individualista explicam.

Depois de mais de 50 anos de batente teriam mais é que ficar lendo jornal no sofá, caminhando no Parque da Cidade, divertindo-se com palavras cruzadas. No máximo, realizando uns bicos só pra não ficarem loucos, sentindo-se inútil e evitar certas neuras de recém-aposentados. Já seria o bastante.

Respeito não é definitivamente uma palavra que o governo tem com os aposentados que ajudaram no crescimento do nosso país por tantos anos de suas vidas. Que reajuste enorme eles tiveram de 15 reais. Não da nem para comprar o remédio da diabete, da pressão alta. Cuidado mesmo só com os velhinhos de classe media alta. Pois os outros têm destino certo, a morte sofrida ou a solidão de um asilo.

Alguém aí ouviu falar nos aposentados nessas campanhas? Resposta óbvia: não. Porque falariam já que o querido presidente Lula aumentou o salário deles este ano. Só lembrando que alguns dados revelam que o Brasil tende a ser um país de idosos. Vamos viver dos favores e bondades dos nossos políticos. Ah! Vidinhas de aposentado. Conselho: não adoeçam nunca, viver de aposentadoria no Brasil é um suicídio.

21 Comments:

  • Bem... o governo conssidera nossos Idosos (grande parte deles trabalham) inutilidade.... pra quer pagar aposentadoria pra alguem que não se aguenta mais em pé? pra que gastar dinheiro com isso.... é isso ai bem viando ao Brasil no século 21

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 19 setembro, 2006  

  • A coisa poderia sim melhorar bastante... o problema não é que falta dinheiro... é que a previdência brasileira é muito mal organizada. Um monte de contas fantasmas, cobra-se de quem não tem que cobrar e não se cobra dos ricos...

    muito bom texto! parabéns!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Otimo texto, bem elaborado com boas ideias... Bem pensado.

    parabens.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • sabe o que acontece quando idodo tem dinhero?

    http://www.canaljustica.jor.br/index.php?id=16938

    priscila redatora
    mtu gata
    =*

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Até que enfim alguem que escreveu sobre os aposentados.. os jornalistas esqueceram que essa classe tb faz parte das pessoas.. anotado o nome da jornalista que escreveu para futuros comentarios.. Parabens.. otimo aumento o nosso mesmo. bem feito, podia ate te escrito um pouco mais..hehehe...

    Andre Carvalho (aposentado).!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • muito bem escrito. otimo..

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Bem em um país aonde niguem cuida de niguem,quando me refiro a niguem quero dizer "O niguem Governo" pois isso que me parace que o governo so está ali para ele mesmo e para mais niguem. No Brasil e em outros países pobre é cada um por si e deus por todos.

    Mais tudo que vem tem uma volta ou uma reviravolta pode depender de min talvez de você.

    Ai priscila gostei do texto dei uma lombrada hahaha é o sono,mais ai quero ver a a matéria sobre o eixão a travessia da morte. Continue assim sempre melhorando a cada dia.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • MEU DEUSSSSSSSSSS :O
    perfeito...vc é profissional...
    perfeito perfeito :O

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Bom texto, bem redigido.Com um pequeno erro "mais". Mas ta otimo, muito bem lembrado dos aposentados.Tem acompanhado seus textos, e me faz pensar que vc esta realmente preocupada com os problemanas sociais, continue assim, so temos a ganhar com isso. Os aposentados vivem mesmo com uma miseria, eu adorei como foi colocado o texto, a parte que fala dos aposentados que gnham 14 mil.. Foi ate comentario meu entre os amigos hj pela manha.O texto me empolgou. Parabens a jornalista que teve a iniciativa, ainda mais nessa epoca eleitoral. E Parabens a equipe do HB por ter pessoas tao qualificadas. Espero mais textos assim.

    Parabens a jornalista que escreveu principalmente. So falta um texto sobre os professores das escolas publicas boa sugestao.

    Henrique Oliveira.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • você ainda se encontra numa fase jornalística pré-adolescentes. Seus textos exalam uma revolta pueril, ingênua. Suas críticas são como o Squash/Paredão: com a mesma força que saca a bola de tênis rumo ao muro, ela voltará na sua cara.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Meus parabens pelo texto Priscila!Bem atual e bem colocado.
    Você tem futuro, mulher!
    Vá em frente e seja brasileira: "não desista nunca" hehe.
    novamente, parabens!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Para dizer a verdade, não encontrei nada demais, alem de alguns erros de portugues e, segundo minha propria opnião, uma certa utopia de adolescente mais preocupada em reclamar, do que propriamente em achar um caminho.
    Reclamar qualquer pessoa pode.
    E como nao posso tomar o mesmo caminho, devendo alem de reclamar, digamos..."dar uma dica":
    não se exalte tanto em seus textos, seja mais objetiva e tente algo que ainda nao foi falado.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Esquerdite Infantil Aguda.
    Diagnóstico: Menos utopia, mais realidade.

    Abraços.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • SE SAO ESSES OS FORMADORES DE OPINIAO A VENDA NO MERCADO ESTAMOS FALIDOS

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Retrata de fato a realidade desigual dos aposentados no brasil. parabéns priscila, ótima matéria!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Infantil ou não, acho que todos concordam que os aposentados não recebem oq merecem...como foi dito uma pessoa q trabalha a vida inteira para o pais passa a ser considerado um estorvo..há algo errado hehe..Idealismo é importante as vezes...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 20 setembro, 2006  

  • Parabéns!!!Eu acho que deveria fazer com que este artigo chegasse, a todas as pessoas .Principalmente aos aposentados e familiares do mesmo.Eles passam pelo problema, talvez quem sabe ajudem na solução, É ingênuo mais verdadeiro, como achar o caminho da solução, sem correr risco de vida?????

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 21 setembro, 2006  

  • Infantil o texto, mas está bom para quem está em um começo

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 22 setembro, 2006  

  • Parabéns, o direcionamento para um problema social é muito bom, pois claro, que com isso visamos a melhoria destes. Parabéns.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 22 setembro, 2006  

  • Não me lembro quem, mas falaram o seguinte certa vez:

    "A Suécia, pobre, vê seus trabalhadores aposentarem aos 65 anos. O Brasil, rico, aposenta os seus aos 55"

    Por favor entendam a fina ironia. A solução é trabalhar. Esse país é uma miséria, precisa correr dobrado nas próximas décadas para ao menos ver as nações de Primeiro Mundo no horizonte - e ainda assim é mais preguiçoso que qualquer outro, como se dormisse sobre um PIB de trilhões.

    Os velhos aqui se aposentam muito cedo - justamente porque aqui é velho quem chega aos 50. Quem chega a essa idade ainda tem muito que contribuir. Não quero saber dos "efeitos colaterais" dessa crítica. E outra coisa: quem paga os aposentados somos nós, Priscila. Pela nova legislação, e pelas futuras, creio que irei me aposentar depois dos 80. É, mas pelo meu estilo de vida boêmio creio que nem devo me preocupar com minha remuneração deste ponto em diante.

    O que é infantil não serve. Lidemos com o complexo. Quem chama de infantil e parabeniza, ao mesmo tempo, é hipócrita. É dizer que quem cagou no chão é um cagão mimado e porco, e que no entanto não tem culpa de nada e não deve limpar seu cocozinho.

    Um jornalista, desculpe, começa quando é alfabetizado. Pouco adianta começar a engatinhar na faculdade. Alguns perderam o bonde e andam a pé mais uns 4 anos pra descobrirem isso. Aprender a escrever para a mídia é como treinar para ser jogador de futebol em nível profissional. Menos grita, mais ceticismo.

    Amigos da autora: seus elogios têm peso 0 para quem eventualmente contratá-la um dia e servem como um placebo para a mesma, que pensa que está no topo. No momento é bom, entretanto a longo prazo esse placebo é altamente danoso. Por favor, se não têm coisa melhor a dizer é melhor que não comentem, ou fazem isso em reservado com ela. Scraps de Orkut devem servir para esse propósito.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 27 setembro, 2006  

  • *"façam" onde era "fazem", penúltima frase.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 27 setembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home