Horário de Brasília

quarta-feira, setembro 06, 2006

CRÔNICA: O Pão (com manteiga) de cada dia

Priscila Sousa
Nosso país só não tem punição para político, o que nos causa uma revolta todos os dias quando lemos uma matéria como a que li semana passada.“Empregada Domestica é presa por 121 dias por roubar um pote de margarina, pois não tinha dinheiro e o seu filho de dois anos pedia, chorando, pois queria manteiga no seu pão”. Depois disso tinha que escrever, e gritar a todos. Será que algum político conhece a constituição? Acho que não, pois se lesem saberiam que está claro no art.7º, inciso IV da constituição que todos nós temos direito a um salário que suporte todas nossas necessidades básicas como alimentação, lazer, higiene...

O que mais entristece é que fazem um caixa dois roubando dinheiro publico, ninguém sofre punição, não devolvem o dinheiro, não pedem desculpas à nação. Agora, quando uma mãe desesperada rouba para fornecer alimento ao seu filho comer, fica presa, e ainda tiram a guarda do filho. Que tipo de pessoas podem julgar? É uma vergonha encontrar gente assim no poder, é uma brutal desumanidade. Juizes não tiram a guarda de mães que espancam seus filhos, não prendem os políticos que desviam milhões do povo, e nem investigam como enriquecem tão rapidamente. Ninguém prende os homens que espancam as mulheres.

Vergonha maior é que os grandes meios de comunicação não divulgam, cometem o erro da omissão diante dessa vergonha, mas também entendo que seria feio publicar em rede nacional, iria contra interesses dos grandões. Mas, ninguém teve vergonha, pudor em divulgar cada passo do mensalão, os sanguessugas. Não divulgam e questionam o estado no qual nosso país se encontra, que pai tem que roubar alimento para o seu filho, e político ainda vai falar que nosso país ta crescendo. Façam-me rir, né! É uma vergonha nacional. Nessas horas que o nosso “querido” presidente deveria ir a publico pedir desculpas e dar explicações. Principalmente para essa mãe que deve estar sofrendo pela perda do filho.

Com pessoas cada dia mais individualistas, sem coração, os problemas de um país que está em desenvolvimento ficam mais graves, e mais difíceis. Ao invés do cara do mercado ajudar essa mãe e doar a manteiga, não, foi logo chamar a policia, acusá-la de agressão.O que nos leva a pensar que os seres humanos estão ficando cada dias mais robóticos.Será que vão continuar nos impingindo que roubar comida é crime e roubar os cofres públicos não? Enquanto vivermos em uma nação sem estudo, sem acesso ao nosso “livro de sonhos”, a constituição, sem acesso a boas escolas, a boas bibliotecas, viveremos lendo esses casos brutais.

Paremos para pensar que nesse caso, o já seria exagerado uma pena alternativa, o que já seria um absurdo, porque prender essa mãe por quatro meses é uma vergonha e um descrédito total com a nossa justiça. E se ela tivesse deixado o filho morrendo de fome? E aí, prenderiam também, por não da comida a criança! É mesmo um país sem caráter, sem vergonha, para que serve o direito da criança e do adolescente? Para arrotar no exterior que estamos cuidando de nossas crianças. Pagamos pessoas comuns que se acham donos da verdade para criarem leis, que jamais são cumpridas. As leis só funcionam em nosso país para os pobres, e não tem acesso à educação. Estamos mesmo vivendo num grande circo. E que os palhaços somos nós.

Segundo o site da UOL, o pote de margarina custava R$ 3,10, é para rir ou chorar? Quem está no poder não sabe o que é ter um filho chorando por alimento.Nosso país é muito rico em tudo, não precisava passar esses vexames, a nossa justiça é de dar nojo e facilmente comprada pelas pessoas de alto escalão. Retirar um filho dos braços da mãe para dizer que a justiça é feita no Brasil é bom então lembrarmos que, segundo a constituição, “O furto/roubo famélico se amolda quando o é praticado por quem, em estado de extrema penúria, é impelido pela fome, pela inadiável necessidade de se alimentar”. Isso só quer dizer que roubar por necessidade de se alimentar não seria um crime, mas sim um desespero de um país onde os ecos da fome e miséria se espalham por todos os cantos.

Já dizia Degaule, presidente da França, “um país em que um grito de revolta, um clamor de fome transforma-se em algo a ser punido não é um país serio”.

25 Comments:

  • Gostei da materia realmente é um caso lamentavel muito parecido com a de uma mulher que ficou presa 2 anos e 30 dias por ter roubado um frasco de shampoo...lamentavel...tem gente que mata outro e apenas é acusado de lesão corporal...infelizmente estamos no Bra"z"il onde vagabundo carrega os sentimentos na sola do Pé. Mais firmeza Priscila as materias tão so melhorando.... =**

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 06 setembro, 2006  

  • É vergonhoso para mim escutar uma notícia dessas, principalmente ás vésperas do 7 de setembro onde nominalmente deveríamos ter orgulho de nosso país.
    Por oturo lado, eu já escutei falar uma vez que roubar devido á fome não ocnstitui crime..alguem por acaso sabe explicar melhor?
    Pri ;****

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 06 setembro, 2006  

  • Como escreve bem minha amiga Priscila!
    É isso aí! Jornalismo sem frescura e papa na língua!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 06 setembro, 2006  

  • Bom bem vindo à realidade do Brasil.... Só agente sabe o que se passa aqui dentro, agora falam sobre a PCC, que é um absurdo que um terrorismo e etc. PCC não passa de pessoas que estão tentando fazer o que não estamos fazendo mudar esse governo de qualquer jeito e estão fazendo tão bem feito que essa organização é sem comparação a organização do nosso governo e se não fizermos nada o Brasil só vai piorar.
    "Melhor encarar a realidade do que ficar cego pela ignorância"

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Muito bom o texto, criticas bem colocas, eu como mae de familia me sinto envergonhada..e faria o mesmo quie esta mae...Justica aqui, so para pobres.
    O que podemos fazer.
    Existem milhares de casos como esse.Adorei a materia, mostra que ainda existem jornalistas preocupados com as pessoas, que nao tem acesso. Materias voltadas para o povo, isso que é importante.Bem feito, gostaria de pedir que fossem focadas mais materias assim, para o bem da sociedade.Vou divulgar. Mas uma nova frequentadora do site. Parabens.

    Fabiane Silva ( funcionaria publica)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • bom texto..melhor..uma vergonha para todos nos..

    parabens.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Texto interessante. Já vi alguma notícia há algum tempo atrás com a mesma temática básica: um indivíduo que roubou um alimento e teve que passar não sei quantos dias na cadeia. Também fiquei indignado com a justiça, ou a falta dela, punindo uns e não outros. E na maioria dos casos não pune os que mais roubam. Por sinal, essa roubalheira generalizada é uma forte barreira ao desenvolvimento. Você colocou todos os pontos importantes, então perguntemos a nós mesmos: o que fazer diante disso?
    é questão de pensar muito e agir corretamente

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Bem adorei o assunto abordado. Esta sendo bem divulgado o site. Boa materia, me fez pensar bastante. A constituicao e mesmo so pra fallar que tem porque nada é comprido la mesmo.A nao ser o que é de
    interesse politico. Parabens ao site, e a equipe. E a jornalista que teve a iniciativa de escrever sobre algo que a imprensa nao da muito valor.
    Parabens a todos.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • otima materia...gostei..bjus
    *~* Vanessa *~*

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Rapaz...
    muito boa a matéria...
    realmente conta a realidade de nosso país...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • De Gaulle, não Degaule. Como deixam isso passar?

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Isso realmente é deplorável, angaria raiva sem igual =\

    parabéns Priscila...
    ^^

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • tu ta atualizada hein!
    essa materia já tem uma cara! huaihaiha
    Isso é bom pra que as pessoas possam realmente saber que realemnte rouba e faz merda sempre passa despercebido, agora que só quer um pão pro filho que ta passando fome... O sistema cai em cima na hora. até quando vai ser assim em?

    abração prisicila!

    iraclécio

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Parabéns Priscila, amei a matéria, vc focalizou tudo, n deixou ficar nada para traz, se tivessemos mas jornalistas com a mesma vontade de ajudar esse país, n estariamos na atual situação na qual nos encontramos, continue assim.

    gabriela.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Tá certíssimo! foda-se a impunidade e viva a igualdade e que um dia tenhamos o direito de ter potes e potes de margarina em nossas casas pra passar na cara desses desgraçados filhos da puta desses políticos ! parabens pelo seu trabalho e eu sei que você vai longe porque você sabe o que está fazendo!

    Elias.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • "As leis só funcionam em nosso país para os pobres, e não tem acesso à educação. Estamos mesmo vivendo num grande circo. E que os palhaços somos nós."
    heehe

    Pri.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • é precimos de gente formadora de opinião, principalmente sobre politica, bela materia...

    Diego

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Me provovou uma ideia que realmente, o nosso pais so ta despencando.Bom utilizar artigos da contistuicao, porque nos leva a ver que o jornalista sabe os nossos direitos, porque a maioria das pessoas nao gostam de ler, e ate nem entendem o que esta escrito. Mas enfim, gostaria de obter mais detalhes sobre o assunto. Parabens...

    Marta,advogada.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 07 setembro, 2006  

  • Legau a matéria,acho que quem deveria ler coisas do tipo são estes políticos de merda.............

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 08 setembro, 2006  

  • Putz! Bela matéria, um murro na cara dos nossos falsos governantes!
    Parabéns

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 08 setembro, 2006  

  • è uma situação revoltante!
    Deixa claro um país onde a última coisa que a justiça é imparcial!
    Parabéns pri! Vc sabe o orgulho que eu tenho em ver seu amadurecimento como jornalista!
    beijossssssss

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 08 setembro, 2006  

  • è uma situação revoltante!
    Deixa claro um país onde a última coisa que a justiça é imparcial!
    Parabéns pri! Vc sabe o orgulho que eu tenho em ver seu amadurecimento como jornalista!
    beijossssssss

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 08 setembro, 2006  

  • Cara muito bom o texto! Expôs bem o tema, com críticas que faltam ao nossos telejornais.... quem dera se todos os "formadores de opinião"do nosso país agissem assim... não çhegaríamos no ponto em que estamos... enfim, parabéns!

    Joao Paulo.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 09 setembro, 2006  

  • Depois de muitas broncas...

    Finalmente lí teu texto. Gostei muito do tema. Notei que procurou embasar suas palavras. Parabéns! Fico contente que esteja escrevendo assim com tão pouca experiência no jornalismo. É uma honra tê-la como amiga. Um grande beijo. Continue assim: adorável!

    Deco Bancillon

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 09 setembro, 2006  

  • gostei mt.Realmente a situação do nosso País é deplorável. Acredito que tudo está em torno da educação. Um País que não tem educação não tem cultura, não tem emprego e por aí vamos numerando várias coisas...

    Adriana.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 10 setembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home