Horário de Brasília

domingo, abril 23, 2006

COBERTURA COMPLETA – Abril Indígena

Por Peu Lucena e Suely Frota

A Equipe HB participou das manifestações indígenas que aconteceram na cidade e dá agora a cobertura completa dos fatos que a “Grande Imprensa” não fez questão de divulgar.

Três dias de manifestações em plena esplanada dos ministérios, cerca que quinhentos índios reivindicando seus direitos, e um certo ar de indiferença por parte do governo e da imprensa. Foi essa a receita dos movimentos em Brasília que faziam parte do programa Abril Indígena, que ocorreu entre os dias quatro a seis deste mesmo mês.

Literalmente acampados na esplanada e munidos de carros de som, índios de várias etnias e dos mais diversos cantos do país protestaram frente ao congresso nacional por seus direitos e principalmente para que haja um reconhecimento de uma cidadania brasileira, a qual julgam deturpada ao longo do processo de ocupação territorial.

Os representantes discutiram, durante os três dias, as denúncias e os pontos mais críticos da situação de cada aldeia. Percebeu-se que a maior preocupação desses brasileiros, ainda hoje, é o medo da perda da terra para fazendeiros, e principalmente a falta de terras demarcadas e efetivamente fiscalizadas. Reclamou-se muito que nos cantos mais remotos do país os índios não têm vez e são vistos como uma pedra a ser tirada do caminho do desenvolvimento. As reclamações também giraram em torno da saúde, da sustentabilidade e da educação, principalmente das crianças indígenas.



DEPOIMENTOS
Abaixo alguns depoimentos de manifestantes indígenas:

“O movimento indígena que se aprende na escola, que é um indiozinho que está lá dentro do mato, não é verdade! Os povos indígenas trabalham, estão nas aldeias, mas estão nas cidades também. Por isso, crianças que saem desse congresso nacional e você que passa na rua, saiba, você também origem indígena, você também é descendente dos povos indígenas desse país.”

“São direitos parciais: educação, saúde e trabalho. será que esses direitos são constituídos?São garantidos?Será que vocês também tem esses direitos? Esse povo, nós somos um povo só, nós somos um mesmo país, nós falamos a mesma língua também, nós queremos paz”

“Então juventude , crianças , alunos , adolescentes que estão aqui nesse exato momento, eu gostaria de também lembrar , que importância uma criança, independente de ser índio , branco, negro, mestiço ter educação, educação de qualidade, então é isso, educação de qualidade nós não temos, educação e saúde que não chega nas nossas aldeias, cadê o direito da criança e do adolescente?”


“ Vendo que isso está ameaçado porque querem tirar de lá os povos indígenas, os sojeiros os grandes latifundiários desse pais, os madereiros , os grandes mineradores , todos que tem representantes nesse congresso nacional , tanto na câmara quanto no senado, que são anti-indígenas, que ficam criando projetos de lei para acabar com os povos indígenas .“


RESPOSTA

Mesmo indignados com o descomprometimento do atual governo, comparando e o igualando aos governos passados, os indígenas chamaram a atenção e tiveram respostas por parte das autoridades.
O congresso criou uma comissão mista para tratar de assuntos indígenas que irá debater, propor e tentar solucionar parte dos problemas apresentados. Composta por 11 deputados e 11 senadores, a comissão tem 249 dias para a conclusão de seus trabalhos que, além de ouvir, irá auxiliar as tribos e seus respectivos representantes.
Espera-se profundamente que, no fantástico mundo das comissões, essa não seja mais uma caçadoras de votos em um fervoroso ano eleitoral.


CONFIRA AS "NOTAS QUENTES" PUBLICADAS A QUALQUER MOMENTO PELA EQUIPE HB, ACESSE:
As últimas do HORÁRIO

3 Comments:

  • COBERTURA COMPLETA - uma edicao especial para comemorar um mes de HB, obrigao a vc que ja e leitor, e obrigado a vc que acaba de se tornar um...
    Obrigado de coracao aos 1868 acessos conquistados nesse mes de aprendizados e ensinamentos...
    OBRIGADO

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 23 abril, 2006  

  • um mês! Nossa!
    é o primeiro aniversário de m grande projeto que ainda tem muito a crescer!
    Parabéns para todos nós

    By Anonymous Anônimo, at domingo, 23 abril, 2006  

  • Maravilhoso, sinal de que podemos levar adiante nossos sonhos, e que este projeto ainda vai nos dar mais alegrias e reconhecimento.
    Parabens pela materia! Pelo comprometimento e suor para que isso se concretizasse!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 24 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home