Horário de Brasília

quarta-feira, abril 12, 2006

GASTRONOMIA - A sedução do chocolate

Por Gabriela Rocha



Sim! É páscoa. E em mais do que qualquer época do ano estamos cercados por chocolate de todos os tipos.
O chocolate segundo os historiadores tem sua origem no povo Maia e como todos sabemos é feito basicamente de cacau.
Se ele é tão simples de onde surge toda essa magia que ele exerce? Principalmente nas mulheres, que em época de TPM, são devoradoras vorazes de qualquer coisa que provenha dele?
O poder de sedução é tão grande que existem os chocólatras, pessoas assumidamente viciadas em chocolate.
Para tentar justificar isso alguns fatos foram cientificamente provados:

- É um relaxante
Isso acontece porque contem em sua composição triptofano e magnésio, que estimulam diretamente a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade).

- É afrodisíaco (ou pelo menos divertido!).
Dr. Adam Drewnowski, da Universidade de Michigan, descobriu que o chocolate estimula a produção de um produto químico chamado feniletilamina. Esta substância é associada à sensação de “estar apaixonado” o que provavelmente explica o extremo bem-estar ao consumir altas doses de chocolate e sua ligação com o sexo.

Sendo essas informações corretas ou não, é inegável a presença em nossa sociedade. Sua importância é tão grande que alem de um dos maiores símbolos pascais é um presente muito agradável a qualquer situação.
Então, nesse feriado divirta-se com sua forma favorita, pode ser líquido, em barra, gelado, quente, amargo, ao leite, branco, bolo, não importa! E se você ainda não teve a chance assista o lindo romance “Chocolate” protagonizado por Johnny Depp e Juliette Binoche onde toda a magia e sedução são exploradas através de imagens maravilhosas que dão água na boca.

Apenas um pequeno alerta da autora: controle-se porque além de muito calórico ele vicia!


1 Comments:

  • E surpreendente ver como o significado da pascoa foi destoado do sentido original... menos mal que foi para algo ingenuo e intrigante como o chocolate!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 12 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home