Horário de Brasília

terça-feira, dezembro 26, 2006

CIDADE VERMELHA // 311 NORTE - Loucuras das Ruas

Por Suely Frota

Aqueles que têm casa, comida e roupa lavada todo dia, não sabem como é a vida fora de um bom lar. Procurar chão menos duro ou lugar menos frio para dormir, faz parte do cotidiano de moradores de rua.

Conhecer um pouco deste lado social também não é fácil. Como sei? Dia desses quando procurava pauta para o plantão do HB, encontrei na 311 Norte, um grupo de pessoas deitadas do lado da cerca de gramado. Foi quando conheci Cosme, mais conhecido como tatuagem. Morava com os pais na 711 norte, fez segundo grau completo e já trabalhou com bandas de Brasília. Tinha uma vida estável, até brigar com pais por conta da bebida e resolver largar tudo para bancar o vício sozinho. Foi assim que começou a morar nas ruas. Para ele, que conhece de perto os dois lados da moeda, viver na rua é complicado. Cosme, hoje, trabalha olhando carros e é assim que garante a cachaça de cada dia. Não se importa muito com o que vai comer no outro dia, para ele o importante é alimentar o vício que carrega há tempos. Cachaça, para ele, é sinônimo de amnésia, esquecimento, a única forma de está e não enxergar o que passa na vida.

Para Cosme, a pior coisa é não ter cama, edredom, onde possa dormir confortavelmente e seguro. Seu corpo está revestido de manchas avermelhadas, sinais da dura dormida nas ruas. Pés estão rachados da sujeira e de tanto perambular pelas ruas de Brasília. Possui, ainda, algumas feridas, resultado de brigas com colegas. “Não sou muito de brigar não, mas às vezes é necessário, eu preciso me defender”, conta. Quando todos se reúnem para beber, ninguém é amigo de ninguém. Não existe amizade nas ruas, há companheirismo. Juntos procuram lugares para dormir, ganhar um trocado, se alimentar e tentar viver com pouco de paz. Indigna-se com pessoas com condições financeira que só reclamam da vida: “Se vocês acham que tem problema, é porque não sabem o que é, quem tem problema é quem mora na rua”, afirma.

Desde o primeiro momento em que vi Cosme, sabia que ele era um personagem diferente no meio daquela história. Nas ruas, Cosme só é aceito por que virou um deles, não aceitam o fato dele ter largado a vida que tinha para morar nas ruas, e tudo por conta de um líquido vicioso. Todo dia escuta dos companheiros que ele está ali por que quer. Mas Cosme em momento algum pensa em voltar para o que tinha antes. Quando tentei convence-lo que poderia melhorar de vida e ajudar os amigos que conheceu na rua, não quis me ouvir. Falou que não adiantava eu dar conselhos, eles seriam em vão, o vício não o deixava procurar uma vida melhor. Cosme é só mais um que conta a história do vício de viver, ou melhor dizendo, de viver por um vício. Ele tinha tudo para ser alguém na vida e preferiu se unir ao nada. O líquido vicioso diluiu toda e qualquer vontade de crescer e ser alguém na vida. O álcool encheu-lhe a boca de prazer e olhos de lágrimas.

Assim eu vejo a vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
Mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria

Cora Coralina

1 Comments:

  • Os textos das emoçoes humanas sempre me agradaram. Não recordava de quando um bom texto havia feito me sentir tantas emoções em tão curto espaço de tempo. Simples e perfeito! Estou maravilhado, obrigado por me fazer sentir assim!

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 21 dezembro, 2007  

Postar um comentário

<< Home